Jorge Mendes investigado pela FIFA devido a envolvimento em fundo de jogadores

Chaby (50%), Cristian Ponde (25%), Diego Rubio (40%), João Mário (25%) e Tobias Figueiredo (50%) pertencem ao fundo que está a ser investigado pela FIFA.

Segundo o The Guardian, o empresário Jorge Mendes poderá estar envolvido na angariação de participações em fundos de investimento que detêm passes de jogadores de futebol, violando, alegadamente, os regulamentos da FIFA. A noticia refere ligações de Jorge Mendes à co-propriedade de jogadores, um cenário que o jornal britânico classifica como “conflito de interesses” e que diz estar em contradição com os regulamentos da FIFA, o que levou a uma investigação. Concretamente, o diário inglês diz que o português, agente de futebolistas (e treinadores) e intermediário em muitas transferências, aconselha fundos a investir na compra de percentagens de passes de jogadores de clube em Portugal e Espanha, incluindo atletas que poderão ser representados por si.

Num artigo intitulado "Jorge Mendes: o homem mais poderoso no futebol?", o The Guardian adianta que o português e o britânico Peter Kenyon, antigo director de Manchester United e Chelsea, aconselharam fundos de investimentos sedeados na Ilha de Jersey ou em Gibraltar, ambos paraísos fiscais, a investir mais de 127 milhões de euros na compra de direito económicos de jogadores.

A Gestifute de Mendes surge num prospeto completo, publicado em 2012, como consultor de um fundo que pretendia recolher 85 milhões de euros para investir em passes de jogadores através de Gibraltar, um paraíso fiscal. O fundo em questão - Quality Sports V Investments LP -  detém, segundo o Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal, passes de cinco jogadores que pertencem ao clube leonino: Chaby (50%), Cristian Ponde (25%), Diego Rubio (40%), João Mário (25%) e Tobias Figueiredo (50%). Sendo que os regulamentos da FIFA citam o dever “dos representantes de jogadores” de “evitarem qualquer conflito de interesses”, já que um empresário “apenas pode representar uma das partes envolvidas numa transação”.

Etiquetas: