"Espaço José Marinho": Montero renasce na fuga aos golos!

Se a ideia expressa num diário desportivo, de que o treinador do Sporting se prepara para deslocalizar Montero para a posição “dez” da sua equipa, creio que Marco Silva está perto de resolver dois problemas de uma assentada. O apoio ao ponta-de-lança e o ponta-de-lança, ele próprio. E o mais curioso é que resolve esse problema recorrendo ao mesmo jogador. Ou seja, Montero é, actualmente, o jogador ideal, no plantel, para resolver os dois problemas com que a equipa se debate, nos últimos trinta metros, ou na zona de decisão, como gosta de lhe chamar Jorge Jesus.

E a astúcia de Marco Silva é suficiente para ver o que Leonardo Jardim nunca lhe ocorreu. Que Montero pode ser um dos jogadores mais determinantes do plantel, quanto mais escapar a uma lógica de finalização quase exclusiva na equipa. Ou seja, Montero na posição de segundo avançado, com a sua graciosidade e principalmente a inteligência com que pensa o jogo e as suas variantes e a servir um ponta-de-lança que mantenha com a finalização uma relação quase conjugal. Esse jogador é Slimani.

Apesar do talento de André Martins e da fogosidade de João Mário, o Sporting não dispõe de nenhum outro jogador com as características, inatas e apreendidas, para o desempenho cabal da função de número dez na equipa. Além de que permite estabilizar emocionalmente o avançado colombiano, demasiado ansioso com a obrigação de marcar golos e permite a definitiva fixação de Slimani – um dos melhores e mais temerários avançados do nosso campeonato – como ponta-de-lança.

Mas é em Montero que devem recair todas as melhores expectativas em relação a esta possibilidade. O avançado colombiano pode renascer quanto mais fugir aos golos, nesta altura, e à função em que está obrigado a fazê-los. E a maneira como pensa e executa, com cheiro, elegância e graciosidade, faz dele o melhor protagonista possível de uma decisão cuja autoria táctica promete reforçar as expectativas em redor de Marco Silva.

José Marinho, comentador da Sport TV e Manager da Makefoot

Etiquetas: