Gana foi mais forte mas eficácia americana fez a diferença

Gana 1-2 EUA (A. Ayew 82'; Dempsey 1' e Brooks 86')

Equipas perfeitamente ao alcance de Portugal. Mas a vitória dos EUA complica as contas da selecção nacional (o empate aliviava alguma pressão).

Um golo aos 30 segundos (quinto mais rápido da história) e outro já perto do apito final permitiram aos EUA derrotar o Gana (2-1) e juntar-se à Alemanha na liderança do Grupo G. Resultado que em nada traduz o que se passou. Os americanos aproveitaram bem o facto de terem entrado praticamente a ganhar, e geriram o resultado, tacticamente estiveram bem, principalmente no 1º tempo, mas a verdade é que só deu Gana. O golo de Dempsey logo a abrir condicionou todo o jogo, pois permitiu aos americanos baixarem o bloco e obrigou os africanos a ir à procura do golo. E bem tentaram, mas a falta de eficácia de Gyan (principalmente) adiou o empate, que só surgiu já perto do fim, com Ayew a finalizar uma boa jogada de entendimento pela esquerda. Quando nada o fazia prever, os EUA - que foram 3 vezes à baliza durante todo o jogo - marcaram na sequência de uma bola parada (Brooks) e conquistaram os 3 pontos de forma injusta (não por terem jogado mal, mas porque o Gana esteve sempre mais próximo do golo). Nota para a lesão de Altidore, que não deve recuperar para o jogo com Portugal (Besler também saiu lesionado).

EUA - Exibição bastante inteligente dos americanos, mas 3 pontos conquistados de forma algo feliz. Apesar de a equipa ter demonstrado uma maturidade táctica notável - Beckerman encheu o campo, Bradley fez um trabalho incansável e Jones, que joga habitualmente ao centro, fechou de forma eficaz o flanco esquerdo -, o caudal ofensivo não justifica a vitória. Só Dempsey e Bedoya, a espaços, incomodaram a defensiva ganesa. Destaque ainda para a exibição do lateral Johnson, muito competente no lado direito da defesa.

Gana - Os africanos mereciam outro resultado. Exploraram muito bem a mobilidade e velocidade do seu ataque e só pecaram na finalização (Gyan, que fez uma grande assistência, foi o mais perdulário). Atsu foi dos mais activos - embora tenha estado algo precipitado -, enquanto Andre Ayew só apareceu para fazer o empate (até então tinha passado ao lado do jogo, tal como Jordan). Muntari fez uma boa exibição a meio campo e Asamoah, que jogou a lateral esquerdo, deu muita profundidade ao flanco na segunda parte. Surpreendente o facto de Boateng não ter sido titular (quando entrou mexeu com o jogo).

Etiquetas: , ,