Costa Rica surpreende o Uruguai; 4º classificado em 2010 fica em situação complicada, costa-riquenhos, com Joel Campbell em destaque, apresentaram melhor futebol e justificaram a reviravolta; Maxi viu primeiro vermelho do Mundial; Futsal: Fundão força jogo 4

Costa Rica 3-1 Uruguai  (Campbell 54', Duarte 57' e Ureña 84'; Cavani 24' g.p.)

Primeira surpresa neste Mundial, ou talvez não já que o vencedor da Copa América tem apresentado pouco nos últimos tempos e sem Suárez vale muito menos, com a vitória da Costa Rica frente ao Uruguai (3-1). Os costa-riquenhos sempre com um futebol positivo (boa circulação de bola), não acusaram a desvantagem no marcador (Cavani abriu o activo de penalti) e conseguiram uma reviravolta justa. Campbell, endiabrado, sempre muito em jogo (muitos remates, muita potência, e a levar a equipa para a frente), foi o melhor em campo. Por sua vez, o 4º classificado do último Mundial com este resultado complica bastante as contas do grupo D, vai ter de tirar pontos a Itália e Inglaterra.

Ao contrário do que se esperava, o Uruguai não teve a iniciativa de jogo. Apesar de não ter criado muitas oportunidades na primeira parte (só num remate de longe de Joel Campbell), foi a Costa Rica quem esteve mais perto da baliza. No entanto, foi Cavani, na cobrança de uma grande penalidade, a inaugurar o marcador. Na segunda parte, os "ticos" entraram com uma dinâmica surpreendente e conseguiram chegar à vitória. Joel Campbell finalizou uma bela jogada do lado direito e, pouco depois, Duarte marcou de cabeça na sequência de uma bola parada. Perante uma equipa uruguaia sem capacidade de reagir, a Costa Rica tornou a surpresa ainda maior e fez o 3-1 (Campbell assistiu Ureña). Com o resultado feito, até final o único destaque foi a expulsão de Maxi Pereira (1º jogado no Mundial a ver vermelho).

Uruguai - Equipa envelhecida - a renovação é urgente -, com pouca chama e sem ideias para penetrar na defensiva costa-riquenha. Sem Suárez (que vale por metade da equipa), a selecção charrua mostrou pouca ligação entre sectores - faltam médios de transição - e só Cavani e Cebola (a espaços) conseguiram desequilibrar. A defesa também não apresentou a segurança habitual, sofrendo muito perante Campbell. Os sul-americanos têm agora uma missão muito complicada neste Mundial e, para além da Espanha, são a maior desilusão até ao momento.

Costa Rica - É bom ver selecções menos conhecidas a jogar desta forma. É certo que Campbell esteve endiabrado - velocidade incrível, muita técnica e facilidade de remate - e a sua prestação foi completamente decisiva (até agora a grande sensação do Mundial), mas houve outros jogadores em destaque. Navas  disse presente quando foi chamado, Gamboa rubricou uma boa exibição do lado direito da defesa, os centrais estiveram seguros (Duarte ainda desequilibrou nas bolas parada) e os médios mostraram intensidade e fizeram um bom trabalho na recuperação. Ruiz, um dos melhores da equipa, não esteve no seu melhor (Bolaños esteve mais influente). Veremos o que os costa-riquenhos conseguem fazer contra Inglaterra e Itália, mas, aconteça o que acontecer, já têm o Mundial feito.
...

Breves:
Futsal - O Fundão derrotou o Sporting nas grandes penalidades e adiou a decisão do título. Ao fim dos 40 minutos registou-se uma igualdade no marcador (2-2), com golos de Anilton e Noé Pardo para a equipa da casa e de Paulinho e Pedro Cary para os leões. Nas grandes penalidades, André Sousa levou a melhor, defendendo os remates de Alex e Deo. Noé Pardo, Couto, André Sousa e Mário Freitas marcaram para o Fundão e Divanei para o Sporting (4-1). Amanhã, às 17 horas, disputa-se o 4º jogo da final. Noutro âmbito, destaque para a vitória do Inter Movistar, de Ricardinho e Cardinal, no campeonato espanhol.

Ciclismo - Lieuwe Westra (Astana) venceu a 7ª etapa do Critérium du Dauphiné, mas o principal destaque vai para Alberto Contador (4º) que subiu ao 1º lugar da classificação geral (tirou 20 segundos a Chris Froome). O britânico tem agora 8 segundos de desvantagem para o espanhol, quando falta disputar a 8ª e última etapa da prova (média montanha). Andrew Talansky (Garmin) e Kelderman (Belkin) seguem a 39 e 59 segundos de Contador. Na Volta à Suíça, o contra-relógio individual mostrou a força de Tony Martin. O alemão cumpriu os quase 10 km em 13´48´´, deixando Dumoulin e Rohan Dennis a 6 e 13 segundos. Rui Costa foi apenas 28º, a 42 segundos de Martin.

Etiquetas: , ,