A tentação errada de se comparar/equiparar ao Benfica

Um erro crasso na análise a um canal que ainda nem sequer iniciou a sua actividade, é querer compará-lo ao outro canal de clube desportivo existente em Portugal, a Benfica TV. Sim, a Benfica TV é o único canal de clube que existe em Portugal, pois o Porto Canal, infelizmente para mim, como telespectador, nem é carne nem é peixe, nunca sei se hei-de esperar por um programa que me ensine como fazer alheiras de Mirandela ou algo relacionado com futebol.

Ainda me lembro de quando a Benfica TV iniciou as suas transmissões. E é com “essa” Benfica TV que, quem quiser fazê-lo, deve fazer comparações com a nova Sporting TV, não com a já robusta televisão “premium” que transmite os seus jogos disputados pela equipa principal em casa e as partidas da Premier League. Fazê-lo, seria uma prova de canalhice, desonestidade intelectual ou pura ignorância. Até porque, mesmo que se o Sporting Clube de Portugal quisesse transmitir os jogos disputados em casa no novo canal, não o poderia fazer, pois tais direitos de transmissão televisivas foram vendidos pelo então presidente, José Eduardo Bettencourt, até 2018.

Por exemplo, lembro-me de ver, no início da Benfica TV, programas tipo “Dia Seguinte”, mas com apresentadores e, claro, comentadores benfiquistas, onde a maior parte do tempo era despendida a falar mal dos clube rivais, Sporting e Porto, principalmente deste último, pois estávamos então no auge do infame processo denominado “Apito Dourado”. Lembro-me de apelos às armas protagonizados por um tal Pragal Colaço, um conhecido advogado benfiquista, ou ainda de uns benfiquistas, cujos nomes não me lembro, onde passavam o tempo a gozar – é esta a palavra, “gozar” – com Sporting e Porto. Ainda bem, para o próprio Benfica, que dispensaram tais personagens da sua televisão. (Espero eu que tenham dispensado, pois não vejo a Benfica TV desde que passou a ser um canal “premium”).

Portanto, é necessário contextualizar o momento em que aparece a Sporting TV: no pior momento da vida do clube leonino. É preciso não esquecermo-nos disso! Não esperemos transmissões de jogos da equipa B com 27 câmaras ultra-HD ou emissões em directo desde Alvalade ou Alcochete a toda hora do dia. Não, será um um canal sóbrio, limitadíssimo ao tutano, tal e qual como está todo o clube limitado. Querer exigir um canal igual ou parecido com aquele com que o Benfica disfruta hoje em dia é, repito, uma canalhice ou pura ignorância.

É verdade que o processo do início do canal começou mal - a saga do “logo”, a discutível escolha de alguns dos elementos que darão a cara e “corpo” ao canal, culminando no adiamento do início da transmissão por imposição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social – mas isso ainda não permite, em absoluto, determinar o desfecho desta “saga”, ou neste caso, o início desta “saga” que dá pelo nome de SportingTV. Não sou muito religioso mas neste caso, terei de aplicar a máxima “ver para crer”, como faria São Tomé. Depois de ver, logo direi de se gosto ou não gosto da Sporting TV.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Rodrigo Lux, aka Captomente

Etiquetas: ,