Um em cada dois portugueses são benfiquistas; Benfica é o clube europeu com maior percentagem de adeptos no seu país

Recentemente um conhecido leitor brasileiro do VM demonstrou a sua surpresa por em Portugal praticamente 90% das pessoas serem adeptas do Benfica, FC Porto ou Sporting. Mas percebe-se que para um brasileiro, inglês, espanhol ou alemão o caso português seja algo estranho, já que nos países "futebolisticamente mais desenvolvidos" este cenário de praticamente toda a população ser adepta de apenas 3 clubes só acontece em Portugal e com as consequências que se sabe: menor competitividade no campeonato, menos receitas para os clubes "não grandes", pouco impacto na imprensa, etc.

O Benfica é o clube europeu que maior percentagem de adeptos concentra no seu país, reunindo 47 por cento das preferências, indica um relatório da UEFA, divulgado esta quinta-feira.

Num estudo de novembro de 2012, mais de 18 mil cidadãos europeus, entre 18 e os 69 anos, foram questionados sobre qual era o seu clube favorito. Entre os portugueses, 47 por cento respondeu que era o Benfica, a mais alta percentagem de preferência registada no estudo, à frente dos 45 por cento do Steaua de Bucareste, na Roménia. O Galatasaray fecha o pódio, com 37 por cento das respostas na Turquia. O trabalho, cuja principal conclusão é divulgada esta quinta-feira num relatório da UEFA sobre saúde financeira dos clubes, também indica que entre as principais ligas é em Inglaterra e França que a dispersão de preferências é maior. Assim, em Inglaterra, o Manchester United reúne 15 por cento das respostas, enquanto em França o Paris Saint-Germain recolhe 14 por cento. Em Espanha, uma em cada três pessoas (33 por cento) respondeu ou Real de Madrid ou Barcelona. No entanto, o Barcelona surge como clube favorito para os adeptos de futebol em 10 países: Eslovénia (28%), Eslováquia (25%), Polónia (24%), Israel (20%), Macedónia (19%), Hungria (16%), Bósnia-Herzgovina (14%), Suíça (13%), Cazaquistão (12%) e Finlândia (11%). Já o Manchester United, além de preferido em Inglaterra e Irlanda (27%), surge como clube favorito dos países nórdicos: Islândia (24%), Noruega (21%) e Suécia (9%). Em Itália, o favorito é a Juventus (31%) e na Alemanha é o Bayern Munique (23%). Fonte: Lusa

Etiquetas: