Sporting garante encaixe de 8,6 milhões de euros; Leões vencem no Restelo e confirmam apuramento directo para a Liga dos Campeões; Adrien marcou o 8º golo na Liga (7º de penalti), Patricio evitou o empate

Belenenses 0-1 Sporting (Adrien 52' g.p.)

O Sporting garantiu definitivamente o apuramento directo para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, ao derrotar o Belenenses por 1-0, confirmando o 2.º lugar do campeonato. Os leões vão contar, assim, com um encaixe de 8,6 milhões de euros, o que permitirá preparar a época seguinte com outras aspirações. Jogo fraco no Restelo, com pouco futebol positivo e apenas decidido com um penálti de Adrien, apesar do Belenenses ter tido as melhores oportunidades de golo. Em termos individuais, Mané foi um dos mais activos no lado leonino (tentou desequilibrar e arrancou uma grande-penalidade), André Martins também esteve interventivo (tentou pegar no jogo, embora nem sempre com grande impacto), enquanto que Patrício evitou o empate. Fredy esteve nos melhores momento do emblema azul, sendo que Fernando Ferreira - apesar de muito adiantado - foi outro dos destaques positivos.

No que diz respeito ao encontro, os 90' não tiveram grande história. A primeira parte foi - à semelhança da totalidade da partida - pouco fértil em destaque, sendo que os únicos motivos de interesse foram o remate de André Martins à trave e um ou outro pormenor de Carlos Mané. A formação leonina estava apática, sem grande intensidade e com algumas dificuldade para ultrapassar a estratégia azul. Os elementos de Vidigal recuavam muito (Fredy baixava para controlar William e os extremos fechavam os flancos), e só incomodaram Patrício através de algumas intervenções de Rojas. Na segunda metade do encontro, o Sporting entrou praticamente a ganhar. Mané arranca um penálti por falta de João Meira e Adrien, com a eficácia do costume, inaugura o marcador no Restelo. O Belenenses, depois, começou a subir mais no terreno, mas Patrício impediu o golo do empate. Marcos Rojo, aos 80', viu o vermelho directo e deixou o Sporting mais exposto. A equipa de Belém procurou o esforço final (Rambé e Tiago Silva quase empatava), mas a vitória da equipa leonina confirmou-se.

Destaque:

Belenenses - Derrota que não atira a equipa de Vidigal para zonas complicadas, mas que coloca o Belém numa posição difícil. O Gil Vicente distanciou-se e, tendo em conta que o próximo encontro da formação lisboeta é contra o Estoril, as contas da permanência podem complicar-se. Mérito para a forma como os azuis dificultaram o jogo leonino, mas ofensivamente faltou um pouco mais. Equipa organizada, que soube tapar bem os espaços da equipa de Jardim, teve até boas oportunidades, no entanto faltou mais objectividade na hora de decidir. Individualmente, Fernando Ferreira foi o mais esclarecido (embora não tenha pegado muito no jogo), Fredy teve alguns bons apontamento (é, sem dúvida, um dos elementos acima da média), enquanto que Geraldes esteve bem perante Capel (e até deu alguma profundidade ao flanco). Miguel Rosa esteve desinspirado (neste jogos pede-se mais), sendo que Rojas apareceu a espaços.

Sporting- Objectivo cumprido e grande feito dos leões.  Passar do 7.º lugar para um apuramento directo da fase de grupos da LC não é para todos e significa um grande upgrade comparando com a história mais recente dos leões. Depois do pior ano de sempre e com um orçamento muito inferior em relação aos dois rivais directos, garantir a LC - e com alguma tranquilidade perante o 3.º classificado - merece claramente ser destacado. Não foi, todavia, um grande jogo por parte dos verde e brancos. Mau futebol, alguma lentidão (o relvado também não permitia a circulação da melhor forma) e poucas chances para bater Matt Jones. Individualmente, o melhor elemento dos leões foi Mané. O jovem extremo esteve interventivo (tentou desequilibrar e lutou bastante), sendo que Adrien fez o 8.º golo na Liga (embora não tenha estado feliz). William fez um mau jogo (perdeu muitas bolas e esteve longe do seu nível), Capel foi mais do mesmo (zero de criatividade e só foi útil ao arrancar faltas), e André Martins também teve uma exibição positiva (deu-se ao jogo, embora sem grande efeito). Slimani foi bem anulado e Carrillo entrou muito tarde.

Etiquetas: ,