Sporting empata em Setúbal depois de ter estado em vantagem duas vezes e pode ver o Porto aproximar-se; Jardim sentou Montero e Martins, Maurício falha o clássico; Tiba, Horta e Zequinha brilharam no ataque do Vitória; João Mário mostra-se a Jardim

Vit.Setúbal 2-2 Sporting (Rafael Martins 52' e Ricardo Horta 89' g.p.; Slimani 34' e Adrien 86' g.p.)


Na jornada antes de receber o Porto, o Sporting empatou no Bonfim 2-2, resultado que pode permitir a aproximação dos dragões (o Benfica distanciou-se de vez na frente). Num jogo muito polémico, os leões estiveram em vantagem duas vezes, mas acabaram por permitir que os sadinos chegassem ao empate. Jardim apostou em Magrão e Slimani nos lugares de André Martins e Montero, mas a exibição da turma verde e branca acabou por ser semelhante à das jornadas anteriores. Na equipa de José Couceiro, que teve um João Mário em grande, a velocidade de Tiba, Zequinha e Horta fez estragos na defesa do Sporting. 

O encontro do Bonfim foi bastante competitivo, embora nem sempre bem jogado. O Vitória aproveitou alguma passividade leonina para criar perigo para a baliza de Patrício, explorando a velocidade dos seus homens da frente. O Sporting foi assentando o seu jogo, com William e Adrien a assumirem o meio campo.O primeiro golo da turma de Jardim foi da autoria do inevitável Slimani, com mais um cabeceamento poderoso, num lance em que não é claro que a bola tenha entrado (poucos minutos antes, o árbitro anulou mal um golo à equipa verde e branca). Na segunda parte, o conjunto de Couceiro chegou ao empate. Rafael Martins bateu Patrício num lance em que terá partido de posição irregular. O jogo seguiu com intensidade e com ocasiões de golo de parte a parte. Capel viu Kieszek negar-lhe o golo, enquanto Ricardo Horta, após uma grande jogada individual, atirou um pouco ao lado da baliza do Sporting. Na recta final, dois golos de penalty. Primeiro do Sporting, por Adrien, e depois por Ricardo Horta para o Vitória de Setúbal.

Destaques: 

Sporting - Uma exibição semelhante às que os leões têm feito nos últimos tempos. Pouco brilhantismo, mas alguns problemas defensivos e bons indíces de eficácia no ataque (na relação com as oportunidades de golo). Jefferson e Cédric tiveram muitas dificuldades com os alas contrários, enquanto Maurício e Rojo também não estiveram particularmente seguros. No meio campo, Adrien - que esteve bem melhor na segunda parte - e William realizaram uma exibição intermitente; Magrão não acrescentou mais nem menos do que Martins (parece claro que é a principal lacuna dos leões). No ataque, Carrillo voltou a estar desinspirado (uma eternidade para soltar a bola); Heldon foi crescendo com o decorrer da partida e acabou por sair de forma injusta; Slimani mostrou novamente o seu poder no jogo aéreo e Montero entrou mal, somando más decisões.

Setúbal - Mérito para Couceiro pelo excelente trabalho e para o Vitória por actuar maioritariamente com jogadores jovens portugueses. Há muito potencial nesta equipa, principalmente no ataque. Tiba e os alas Zequinha e Ricardo Horta estiveram em destaque, criando muitos problemas para a defesa do Sporting. João Mário foi o patrão do meio campo, mostrando a Jardim que merece uma oportunidade na equipa leonina. Defensivamente, a equipa setubalense não tem tanta qualidade. François é muito limitado e os laterais Queirós e Pedroso não dão a segurança desejada. Destaque ainda para a boa exibição de Kieszek.


Etiquetas: ,