Visão de Leitor: O que significa imputável? PS - Este artigo não é para ser lido por adeptos do Benfica

PS - Visão de Leitor é diferente de Visão de Mercado.

Visão do Leitor:

Nota prévia: 1º - Será que Bruno de Carvalho pode apelar ao Artigo 94º? 2º - Caso o dérbi fosse depois da partida frente ao Olhanense, William Carvalho podia ter sido utilizado frente ao Benfica. Pareceu haver alguma passividade/ingenuidade dos leões neste processo.

Diz o Artigo 94.º do regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga sobre a "Não realização de jogos por falta de condições do estádio, de segurança ou dos equipamentos":
1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.
2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior.
3. Quando o jogo se realizar em estádio neutro é mandado repetir, sendo apenas aplicáveis as sanções de multa e de reparação ao clube visitado, salvo se as faltas previstas nos números anteriores não lhe forem imputáveis.
4. O clube responsável pela não realização de um jogo oficial em virtude de os equipamentos das duas equipas não permitirem fácil destrinça ou não se encontrarem nas condições regulamentares, será punido nos termos do n.º 1"

Será que se aplica neste caso? As condições climatéricas só afectaram o Estádio da Luz (talvez por uma questão de falha na manutenção) e isto não é um caso isolado, já anteriormente o Benfica foi forçado a adiar uma partida por motivos semelhantes. Ou seja já é reincidente: "No encontro entre o Benfica B e Feirense, a contar para a 23.ª jornada da II Liga de futebol, passou-se situação idêntica, com a força do vento a levar à queda de lã de vidro e chapa metálica no relvado, tal como aconteceu este domingo."

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): NR

PS - Porventura esta leitura dos regulamentos não será a mais correcta, até porque é necessário um ou mais cursos superiores para interpretar correctamente legislação em Portugal.

Etiquetas: ,