Sporting é o 4º clube da Europa com mais jogadores da formação a actuar nas 31 principais ligas; Nadal vs Federer nas meias-finais do Open da Austrália

De acordo com os dados publicados pelo CIES, Observatório do Futebol, o Sporting e o FC Porto estão entre os 20 clubes que mais jogadores formados nas suas escolas têm a jogar nas 31 principais ligas da Europa. Apenas ultrapassado por Ajax, Partizan e Barcelona, o Sporting é o quarto clube da Europa no ranking, enquanto o FC Porto ocupa o 17ª posição, a par do Levski de Sófia.

Noutro âmbito, verificamos que o Barcelona é o clube com mais jogadores (44) da sua formação nas 5 melhores equipas do velho continente, seguido pelo Lyon e Real Madrid, ambas com 31. O Sporting tem 11. O estudo indica ainda que o Arsenal ultrapassou o Man Utd no estatuto de melhor "produtor" da Premier League. Enquanto que o Le Havre, da II divisão francesa, é a equipa com mais elementos, que já não estão no clube nem competem na sua liga, no Top 5 da Europa (20 jogadores).

Open da Austrália - Federer, que voltou a vacilar nos momentos decisivos (a parte psicológica sempre foi o seu ponto fraco), superou Murray em 4 set's, parciais de 6-3, 6-4, 6-7 (6-8), 6-3 (podia ter "despachado" o encontro em 3) e vai defrontar Nadal (eliminou Dimitrov por 3-6, 7-6 (7/3), 7-6 (9/7) e 6-2) nas meias-finais. No quadro feminino, Radwanska que venceu Azarenka por 6-1, 5-7 e 6-0, vai medir forças com Cibulkova (derrotou Simona Halep por 6-3, 6-0) nas semi-finais.

Etiquetas: ,