FC Porto vence na Áustria e mantém registo 100% vitorioso esta época; Exibição pobre (já começa a ser habitual com Fonseca), dragões (perante um adversário acessível) sofreram em demasia, mas Lucho garantiu 3 importantes pontos no arranque da LC

Austria Viena 0-1 FC Porto (Lucho 55')

O FC Porto somou a 6ª vitória em 6 jogos nesta época e começou da melhor maneira esta campanha na Liga dos Campeões. Resultado melhor que a exibição (este Porto de Fonseca não encanta), mas os azuis e brancos cumpriram com a obrigação e derrotaram o adversário mais fraco do grupo (era proibido perder pontos com os austríacos).  Em termos individuais, Danilo – depois de um 1.º tempo em que esteve apagado – melhorou significativamente, Fernando esteve rápido nas coberturas, enquanto Lucho foi o melhor em campo. Pela negativa, Otamendi cometeu muitos erros, Josué esteve irregular, e a dupla Licá-Varela não acrescentou nada.

No que diz respeito ao encontro, os primeiros minutos revelaram um Austria Viena agressivo, com um meio-campo povoado e mais determinado que a formação portista. Os dragões tinham claras dificuldades em sair a jogar (muita lentidão na circulação de bola e mérito da atitude dos austriacos), sendo que os lances em profundidade estavam a criar problemas à defensiva do conjunto de Paulo Fonseca. Stankovic, aos 19, criou o primeiro lance de perigo junto da baliza de Hélton, mas o remate foi bloqueado por Otamendi. Os elementos de Bjelica estavam mais organizados e não permitiam ao FC Porto sair a jogar, pressionando desde cedo quer Lucho quer Josué. Aos 27', primeiro lance de perigo dos dragões. Jackson Martínez em boa posição – depois de uma tabela com Varela – atira por cima. Hosiner, pouco depois, quase fez o 1-0. Até ao intervalo, os dragões melhoraram, assumiram o jogo, mas a equipa estava sem velocidade e com pouca criatividade, com Varela e Licá muito apagados. Na segunda metade do encontro, a equipa portuguesa procurou, desde cedo, comandar o jogo, instalando-se no meio-campo do adversário. Faltava, no entanto, mais velocidade, mais agressividade (no bom sentido da palavra), sobretudo no último terço do terreno. Aos 55', Lucho acendeu a luz na escuridão de jogo que estava a ser praticado pelo FC Porto. O argentino combina bem com Danilo e, depois de um passe atrasado do brasileiro, atirou rasteiro para o 1-0. Logo de seguida, duas boas oportunidades para os austríacos responderem. Primeiro foi Stankovic a atirar ao poste, depois foi Hosiner a rematar à figura de Hélton, depois de um erro tremendo de Otamendi. Depois com Izmailov em campo (substituição que trouxe mais posse aos dragões), o FC Porto conseguiu agarrar o encontro, geriu a bola com outro critério e até poderia ter aumentado o marcador, com Lucho à beira de bisar. Até ao final, registo para as entradas de Quintero e Herrera, sendo que nesse período os azuis e brancos limitaram-se a gerir a bola, negando todas as possibilidades do Austria Viena se aproximar da baliza de Hélton.

Destaques:

Lucho - Desbloqueou a partida com o golo apontado, sendo que foi o elemento mais esclarecido na equipa portista. Procurou espaços na 1.ª parte, numa altura em que os dragões passaram por algumas dificuldades, mas no 2.º tempo foi preponderante, ao aproximar-se mais no apoio a Jackson Martínez.

Josué/Jackson - O médio português esteve desinspirado na maior parte do encontro. Nos primeiros 45minutos denotou muita lentidão e sofreu com a pressão exercida pelos austríacos. A intensidade e entrega de Defour fez falta aos dragões. Por outro lado, o dianteiro colombiano fez um jogo fraco. Esteve irreconhecível no seu jogo, não conseguiu definir bem as oportunidades que teve, apesar ter incomodado com a sua potência.

Paulo Fonseca - Fez regressar Josué e Lucho ao onze (a ausência de Defour foi notada), mas a exibição foi pobre e sem ideias (algo que tem sido costume em alguns momentos). Muita lentidão na circulação, com a equipa a sofrer com a agressividade e intensidade do conjunto austríaco. A 1.ª parte foi muito fraca a todos os níveis, tendo em conta que este era o adversário mais acessível do grupo. Valeu o golo de Lucho, numa exibição pobre.

Licá/Varela - Duas prestações medíocres. Os dois extremos estiveram apagados e raramente acrescentaram o que os dragões precisavam. O ex-Estoril decidiu sempre mal e não conseguiu dar profundidade ao flanco. No mesmo sentido, Varela também nunca pareceu incomodar verdadeiramente o seu opositor, com o passe precisoso para Jackson, na 1.ª parte, a ser o único ponto positivo da sua exibição.

Otamendi/Izmailov - O central argentino não deu seguimento às boas exibições que tem apresentado, cometendo muitos erros nesta partida, alguns deles infantis. Comprometeu na saída de bola, depois de ter evitado o golo dos austríacos na 1.ª parte. O internacional russo regressou à equipa e foi importante na forma como conservou a posse de bola, trazendo mais segurança à circulação e critério numa fase em que o FC Porto procurava manter o resultado.

Austria Viena - É o adversário mais acessível do Grupo G, mas esta noite criou alguns problemas aos dragões. Tecnicamente não tem grandes atributos, mas a determinação visível nesta partida pode complicar a tarefa aos seus adversários, sobretudo nos jogos em casa. Hosiner destacou-se, estando até perto do golo em mais do que uma ocasião, sendo que Stankovic mostrou credenciais no meio-campo.

Etiquetas: ,