Gerson Magrão é o 7º reforço do Sporting para 2013-14; Médio de 28 anos foi dispensado pelo Figueirense da II divisão do Brasil

E o Sporting num Verão em que os objectivos deviam passar por reduzir o nº de activos, reforçar a aposta nos jovens da casa, juntando ao elenco apenas 2/3 reforços: 2 avançados e 1 lateral esquerdo; continua a engordar os quadros com jogadores suplentes provenientes da II divisão do Brasil.

Gerson Magrão, esquerdino que pode jogar a médio ou lateral, é o 7º reforço do Sporting para 2013-14 (assinou por uma época prorrogável por mais duas). O brasileiro de 28 anos foi recentemente dispensado pelo Figueirense da II divisão e procura nesta que é a sua 3ª passagem pelo futebol europeu finalmente afirmar-se depois de passagens pouco felizes por Feyenoord e D.Kiev (sempre foi um jogador de bons contratos/salários mas pouco rendimento...no ano passado no Santos auferia 68 mil euros por mês, por ano perto de 1 milhão de euros). VM - Mantemos a ideia (não ter dinheiro não justifica tudo, aliás devia resultar em outro tipo de política como na aposta nos jovens da casa) que esta direcção leonina tem demonstrado uma inércia estranha na abordagem ao mercado: contratações duvidosas, demasiadas tentativas falhadas, pouco secretismo nas operações, jogadores vendidos por "tostões"; e mesmo internamente o trabalho desenvolvido ao nível das renovações e colocação de excedentários tem deixado muito a desejar. Magrão é mais um elemento a contribuir para isso. Pouco rendeu nos últimos 3 anos (não é pelo que fez recentemente que chega a Alvalade...os seus melhores momentos foram no Cruzeiro e isso há quase 5 anos), e somou mais lesões, conflitos com treinadores e bons ordenados do que propriamente futebol que justificasse um ingresso no Sporting. A única explicação para esta aquisição, já que a médio (o brasileiro pode jogar como 2º médio ou mesmo a 10) os leões contam com Rinaudo, Martins, Esgaio, Adrien, Zezinho, João Mário, Labyad, Dier (elementos que precisam de espaço, e podem dar no futuro retorno financeiro que o Sporting tanto precisa), é Leonardo Jardim ter percebido que Jefferson pode não render o suficiente e precisa de uma alternativa mais forte (Magrão sempre rendeu mais a lateral do que a médio, curiosamente saiu do Figueirense por não querer jogar na defesa). Magrão para disputar o lugar com Jefferson? Ou entrar no meio campo leonino (mais forte fisicamente que os demais, à excepção de Dier caso o inglês seja adaptado)? Contratação que vai implicar a saída de um médio (Adrien, Labyad, ou até a dispensa de André Santos e William)? Que balanço faz do defeso leonino? É garantido que os leões vão fazer uma época melhor que a passada (é quase impossível fazer pior), mas a falta de dinheiro justifica este tipo de reforços (seria preferível canalizar o que tem para contratar 2 avançados de qualidade indiscutível e renovar com as jovens promessas dando condições para que as mesmas tivessem espaço no plantel principal, no final da época o resultado na tabela classificativa não seria muito diferente mas em termos de retorno financeiro com eventuais vendas as vantagens eram enormes). Assim, o clube leonino não só está a bloquear a entrada de elementos da equipa B no conjunto principal como a engordar a folha salarial do clube sem necessidade.

Etiquetas: