Europeu sub-19: Portugal goleia a Holanda e está praticamente nas meias-finais; Guedes bisou, Tobias dominou, Podstawski equilibrou, Rafa destacou-se e Bernardo Silva brilhou

Holanda 1-4 Portugal (Vloet 90'; Alexandre Guedes 32' e 89', Leandro Silva 73' e Ricardo Horta 87')

Objectivo cumprido. Portugal derrotou a Holanda e está com um pé nas meias-finais (basta a Espanha cumprir nos seus jogos, ou a selecção nacional não vacilar perante a modesta Lituânia). Uma goleada que espelha a diferença entre as duas equipas (esta Holanda sem alguns jogadores importantes é bastante inferior à nossa selecção), mas que não traduz o que se passou em campo, Portugal, talvez por perceber que era superior (faz parte da nossa essência), depois do 1-0 (boa cabeçada de Guedes) e de bons 30m iniciais (Bernardo ia espalhando magia, na esquerda Rafa com a sua profundidade era um perigo constante) adormeceu por completo, podia ter sofrido várias vezes o empate (não fosse Tobias a dominar o sector defensivo), e acabou por fazer o 2-0 numa fase em que não o merecia e fruto de um erro defensivo dos holandeses (mérito também para a insistência de Leandro). Depois do 2-0, a Holanda baixou os braços e já perto do fim Portugal engordou o marcador (por Horta e novamente Guedes). Curiosamente, coube à Laranja Mecânica, o melhor golo do encontro, nos descontos, um míssil de Vloet não deu hipóteses a Varela.

Destaques:

Portugal - Resultado excelente, já a exibição deve merecer uma reflexão. Nos primeiros 30m a boa circulação de bola deu à selecção o domínio do jogo, mas a maneira como a equipa adormeceu durante 40m é inadmissível e perante outro adversário teria sido fatal (valeu a nossa estranha eficácia). Quanto à valia dos nossos elementos, não surpreende, já tinham sido destacados pelo VM anteriormente (ler aqui), aliás, vão ser estes elementos que em 2013-14 vão brilhar na II Liga ao serviço das equipas B, mas continuamos à espera de mais, principalmente Rony (a extremo rende muito menos) e Hélder Costa (pouco influente) tem estado aquém do que podem produzir (hoje voltaram a estar "apagados").

Tobias Figueiredo - Iê (desta vez a central) também cumpriu, mas o jovem central do Sporting esteve imperial. No jogo aéreo, pelo chão, nas dobras, fez uma exibição quase perfeita a fazer lembrar a sua referência, Bruno Alves. Esta época deve ser um dos pilares do Sporting B, mas em pouco tempo vai chegar à equipa principal dos leões.

Cancelo/Rafa - Novamente melhores a atacar do que a defender, voltaram a destacar-se pela profundidade que deram aos seus corredores. O lateral esquerdo esteve particularmente em destaque ao juntar a essa dinâmica ofensiva duas assistências (excelente técnica a cruzar). Se continuarem a evoluir, serão certamente o futuro da nossa selecção principal (tem tudo, altura, técnica e uma grande capacidade física).

Leandro Silva/ Podstawski - O 1º marcou e com esse golo matou o jogo, mas quem esteve em destaque foi mesmo o jovem com ascendência polaca. Recuperou inúmeras bolas, equilibrou sempre a equipa, deu qualidade à posse de bola e foi um pilar importante na selecção nacional (apesar de ser apenas de 1995 devia merecer já uma oportunidade na equipa B do FC Porto em 2013-14).

Alexandre Guedes - Jogo muito semelhante ao que realizou frente à Espanha, deu-se sempre ao jogo, pressionou a defesa contrária, segurou bolas, esperou pelos apoios e emprestou sempre a sua disponibilidade física à frente de ataque (basicamente as características de um avançado moderno), a diferença esteve na eficácia. Ao contrário do que tinha feito frente à La Roja (desperdiçou 3 boas oportunidades) hoje não perdoou e bisou com 2 golos de cabeça.

Bernardo Silva - Voltou a espalhar magia. Já tinha sido o melhor no 1º jogo e hoje o melhor futebol que Portugal apresentou foi quando a bola passou pelos seus pés. Um médio raro, pela sua técnica, visão de jogo e maneira como joga de cabeça levantada, uma espécie de Aimar português que deve merecer por parte do Benfica uma atenção especial (um talento como este não aparece todos os dias). 

Etiquetas: ,