Espanha alcança goleada histórica (10-0); Até que ponto faz sentido ter o Taiti numa prova desta dimensão?

É verdade que o Taiti chegou a esta prova com todo o mérito, já que venceu a Confederação da Oceânia, mas será que faz sentido ter uma equipa tão fraca numa competição desta dimensão? Será um factor de descredibilização ou de evolução do futebol? Por exemplo, Torres e Villa com apenas 1 jogo levam já grande vantagem na luta pelos melhores marcadores, por terem apontado vários golos contra amadores.

Ou se integra a Confederação da Oceânia na asiática, ou então não faz sentido a presença do Taiti, do Vanuatu ou das Ilhas Fiji em provas como esta. Porque não é por participar na Taça das Confederações que, com menos de 200 mil habitantes, o Taiti vai evoluir e tornar-se uma grande nação futebolística. Não é por levar 10-0 da Espanha (a brincar) que o Taiti passou a ter conhecimento do que é o futebol. É uma selecção simpática, é um sonho para estes jogadores, nada mais. A Oceânia é um continente com poucos países, que têm pouca população e com um futebol muito pouco desenvolvido. Posto isto, apenas com a integração na Confederação Asiática estes países poderão ter algum desenvolvimento, mas o mais importante é mesmo dar alguma justiça no acesso às provas. Se houvesse um continente só com um país, faria sentido que essa selecção estivesse no Mundial, apenas para assegurar a representação de todos os continentes? Quem defende a participação do Taiti nesta prova, para ser coerente, não pode defender que a Austrália participe nas competições asiáticas. A Austrália é um país da Oceânia. 

Em relação ao encontro, não há muito a dizer. Em ritmo de passeio, a Espanha chegou aos dois dígitos, com destaque para os quatro golos de Torres (ainda falhou um penalti) e os três de David Villa. Nota positiva para o Taiti, que dentro dos argumentos que possui tentou jogar o jogo pelo jogo e deixou uma boa imagem. O problema desta equipa é, essencialmente, falta de conhecimento do jogo, nomeadamente nos princípios defensivos. Com este resultado, os espanhóis alcançaram a maior goleada da história da Taça das Confederações. 

PS - O Taiti NÃO ganhou à Nova Zelândia, como parece ser crença geral. A Nova Caledónia eliminou os neozelandeses, mas perdeu na final para o Taiti. 

Etiquetas: ,