Portugal vence na estreia em Toulon (segundo golo marcado após jogada colectiva genial); João Mário e Esgaio espalharam classe; Tó-Zé marcou e deu nas vistas

Portugal 2-0 Bélgica (Tó-Zé 40+1' e Esgaio 61') 

Não podia ser melhor a estreia de Portugal em Toulon, com uma vitória por 2-0 frente à Bélgica, acompanhada de uma exibição colectiva irrepreensível, frente a um adversário com bastantes jovens de valor. A selecção nacional dominou do princípio ao fim, praticando um futebol dinâmico e apoiado, assente na excelente técnica individual de quase todos os jogadores. Excelente.

O primeiro golo foi marcado por Tó-Zé, que recebeu à entrada da área e rematou forte e colocado, já perto do intervalo. O 2-0 português é para ver e rever. Grande jogada de entendimento, bem finalizada por Esgaio. A turma comandada por Edgar Borges protagonizou momentos espectaculares de futebol. Portugal alinhou com: José Sá, Tomás Dabo, Ilori e Tiago Ferreira, Kiko, Ricardo Alves, João Mário, Tó-Zé, Ivan Cavaleiro, Esgaio e Betinho.

Destaques:

Portugal - Incrível o potencial desta selecção. André Gomes e Ricardo, dos mais utilizados esta temporada, nem sequer são titulares. O conjunto orientado por Edgar Borges tem jogadores com uma qualidade técnica fantástica, que mostram muita inteligência futebolística e maturidade e que, ao contrário de gerações anteriores, chegam a esta fase já com alguma rodagem. Uma equipa extremamente homogénea: José Sá não foi testado; Kiko Tomás Dabo mostraram competência defensiva e acima de tudo uma excelente percepção dos timings de subida; os centrais Tiago Ferreira Tiago Ilori formam uma dupla fantástica, antecipam bem, são rápidos, cumprem no jogo aéreo e procuram sempre sair a jogar; Ricardo Alves destacou-se no capítulo da recuperação e mostrou óptimo sentido de posição; João Mário é o cérebro da equipa, tem uma visão de jogo do outro mundo e gere na perfeição os ritmos de jogo; Tó-Zé é dinâmico, tem bom toque de bola e remate fácil; Esgaio tem um q.i. futebolístico muito elevado, tem intensidade e finaliza muito bem; Cavaleiro é rápido e desequilibra, mas é talvez o jogador com menos capacidade de decisão da selecção; o ponta de lança Betinho tem enorme sentido de baliza e é o primeiro defesa da equipa. O seu grande problema é que por vezes se alheia dos jogos.

João Mário/Esgaio - Que classe. O médio é o patrão da equipa, pensa todo o jogo ofensivo, lê os lances na perfeição e define quase sempre com qualidade. O ala leonino mostrou mais uma vez a sua excelente capacidade na finalização. Intenso e agressivo durante todo o jogo, ajuda nas tarefas defensivas, dá grande acutilância ao corredor e os seus movimentos interiores normalmente criam desequilíbrios.

Tó-Zé - Grande exibição do jovem portista. Merecia ter tido mais oportunidades na equipa principal. Para além do belo golo que marcou e das oportunidades que criou (tem uma facilidade de remate espectacular e é muito perigoso nas bolas paradas), dinamizou bastante o meio campo ofensivo português através da sua velocidade de execução e técnica apurada.

Etiquetas: