Melhor 11 Da Época 2012-13 (A Nível Internacional) - Lateral-Esquerdo: Alaba

A época futebolística terminou e é hora de efectuar um balanço, assinalando aqueles que se destacaram dos demais. Nesse sentido, o Visão de Mercado apresenta ao leitor o melhor 11 do ano a nível internacional, segundo a nossa opinião. A nossa escolha foi feita com base não só na qualidade dos jogadores, mas também na sua produção no decorrer deste ano desportivo, ou seja, o seu rendimento, quer a nível interno, quer nas competições europeias, e o impacto que obtiveram a nível individual e em prol do sucesso colectivo.

Começou a carreira como médio, mas foi no lado esquerdo da defesa que David Alaba se fixou no Bayern Munique. Esta temporada, o internacional austríaco deu seguimento às boas exibições realizadas na segunda metade da temporada passada e afirmou-se em pleno como um dos melhores laterais da actualidade. Tem apenas 20 anos, mas isso não o impediu de ser um dos indiscutíveis para Jupp Heynckes. A sua polivalência é uma clara mais-valia para os bávaros, assim como a sua técnica, velocidade e resistência, que lhe permite empregar uma grande dinâmica no corredor esquerdo durante os 90' minutos de cada desafio. A nível ofensivo tem tudo o que é preciso num lateral moderno e, apesar de ter evoluído muito no capítulo defensivo, ainda poderá melhorar alguns aspectos, de modo a tornar-se num jogador mais completo. A sua qualidade é inequívoca, uma vez que é titular no "super" Bayer Munique (já o ano passado o era) e contribuiu para o registo defensivo dos bávaros na Bundesliga (melhor defesa da prova, com 18 golos sofridos). Aos 20 anos, o jogador austríaco, de origem nigeriana, aparenta ter um futuro brilhante e tem tudo para ser o melhor jogador do Mundo na sua posição nos próximos anos.

Qual o seu pódio no que diz respeito aos laterais-esquerdos que mais produziram esta época, em termos internacionais? Numa posição cada vez mais carenciada (Evra, A. Cole, Abidal, entre outros, estão na fase descendente da carreira), qual o lugar de Alaba no "ranking" de melhores laterais-esquerdos da actualidade?

Melhor 11 da época 2012-13 (carregue nas posições e dê o seu feedback):
- Guarda-redes
- Lateral-Direito
- Defesa-Central (Lado Direito)
- Defesa-Central (Lado Esquerdo) 

André Mesquita

Etiquetas: