Peter Sagan, o fenómeno que supera Cavendish ao sprint e bate Contador e Froome nas montanhas

Peter Sagan é um ciclista único, a sua capacidade de explosão, seja em terreno plano ou nas mais inclinadas rampas, bem como o seu talento, inteligência e uma grande dose de loucura, permite-lhe discutir praticamente todas as clássicas/etapas contra qualquer adversário. Apesar de ter apenas 23 anos, é provavelmente o melhor ciclista da atualidade, seria redutor considerar o ciclismo apenas provas de 3 semanas, está ao nível dos melhores em várias especialidades, Cavendish nos sprints, Cancellara/Gilbert em clássicas e Rodriguez/Contador em explosivas chegadas em alto. Um autêntico fenómeno!

Sempre foi considerado uma promessa do ciclismo mundial, como atestam o prémio de mais talentoso ciclista eslovaco em 2007 e os títulos mundiais e europeus de Montain Bike em 2008, mas foi em 2010, com apenas 20 anos de idade, que se deu a conhecer aos adeptos do ciclismo de estrada. Assinou pela equipa italiana Liquigas no início desse ano (atualmente Cannondale), onde ainda se mantém e lidera. Podemos afirmar que foi a partir daí que o “show” começou, logo em Março duas vitórias no Paris-Nice, batendo diretamente em etapas acidentadas Joaquim Rodriguez e Alberto Contador e vitórias na Volta à Romandia e Volta à California, conseguindo também pódios em prólogos, algo impressionante para um jovem de 20 anos de idade. Em 2011 continua a sua evolução, conseguindo também discutir vitórias em etapas contra sprinters puros, como demonstram as suas vitórias na Vuelta e aumenta a sua consistência em provas de 1 semana, alcançando a vitória final na Volta à Polónia. Contudo 2012 foi o ano onde Sagan se afirmou como uma das maiores estrelas do ciclismo mundial, faz top-5 em 4 das mais históricas clássicas mundiais, Milan-San Remo, Gent Wevelgem, Volta à Flandres e Amstel Gold Race. Quem até este ponto não acreditava no potencial do jovem eslovaco, passou a acreditar. Depois desta exibição nas clássicas da Primavera, Sagan exibiu a sua supremacia na Volta à Califórnia e Volta à Suíça onde juntou 9 vitórias de etapa ao seu currículo como preparação da sua primeira visita ao mítico Tour de France. Mais uma vez as expectativas que caiam sobre si não saíram defraudadas, Sagan arrebatou 3 etapas e 3 segundos lugares, que lhe valeram a vitória da prestigiada camisola verde.

Este ano, é considerado favorito em grande parte das prestigiadas clássicas da Primavera e os seus adversários, sabem que Sagan em qualquer tipo de terreno (excetuando, para já, em longas chegadas em alto e longos contrarrelógios) é um alvo a considerar, além disso é um forte candidato a terminar o ano no 1º lugar no ranking mundial da UCI. Como aperitivo, já nos brindou com vitórias em 2 etapas no Tirreno-Adriático, duas vitórias especiais, já que numa delas derrotou em confronto direto, os melhores sprinters da atualidade como Cavendish,Greipel ou Goss e noutra, deixou para trás em grandes dificuldades, Contador, Froome e Evans.

Podemos afirmar que estamos perante alguém especial, é assustador, se pensarmos que o seu auge ainda vai chegar e a sua consistência em provas de 1 e 3 semanas irá aumentar, certamente durante este ano e nos próximos, Peter Sagan irá brindar os adeptos do ciclismo com muitas vitórias e exuberantes comemorações. Melhor ciclista da actualidade? Sagan vai revolucionar (positivamente) a modalidade? São necessárias novas figuras, e a irreverência do eslovaco cativa tudo e todos. Com Sagan a marcar autênticos "confrontos de boxe" nos duelos ao sprint com Cavendish (se juntarmos a estes 2 talentos, Greipel, Goss, Farrar, Kittel, entre outros, é justo afirmar que esta vertente nunca criou na história tanta expectativa nos aficionados desta modalidade...nem nos tempos de Cipollini e Zabel) e ainda a criar dificuldades a Hagen, Gilbert, Boonen e Cancellara nas clássicas; e Froome e Contador numa espécie de Messi-Ronaldo nas montanhas (Nibali, Purito, Valverde, Evans, a intrometerem-se), 2013 tem tudo para ser um dos melhores anos de sempre e um ponto de viragem no ciclismo?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Hugo Santos

Etiquetas: