Craques do Futuro II: Willems (9º)

Face à escassez de opções para a lateral esquerda da selecção holandesa no último europeu, o técnico Bert Van Maarwijk decidiu improvisar uma alternativa: colocar um jovem de apenas 18 anos, ainda sem qualquer internacionalização a nível oficial, na equipa titular. Não se pode dizer que Jetro Willems tenha brilhado (acusou a pressão), mas também não foi exclusivamente culpa sua que a prestação da Laranja Mecânica tenha sido abaixo do expectável. Ao alinhar nas três partidas da fase de grupos, o lateral esquerdo tornou-se no mais jovem de sempre a actuar num europeu. 

A sua rápida ascensão levou-o também à titularidade no PSV de Dick Advocaat, onde vinha actuando com regularidade e consistência até se lesionar.  Fez 20 jogos na temporada passada com 17 anos, aproveitando a ausência de jogadores com mais estatuto e demonstrando tremenda competência. Sem ser muito alto (1,70), é um lateral que compensa a falta de estatura com um bom posicionamento, embora cometa ainda algumas falhas fruto da sua inexperiência (no Europeu parecia um pouco perdido em campo, mas toda a equipa defendia extremamente mal). Rápido e acutilante no apoio ao ataque, tem uma técnica interessante e cruza com qualidade. Ainda com grande margem de progressão e numa posição onde a quantidade não abunda, Willems é um dos nomes que reúne maior consenso para se tornar num dos melhores laterais esquerdos do mundo, tendo já o United e o Arsenal à perna. Ter sido promovido à titularidade no Euro foi benéfico (actuou num grande palco) ou prejudicou o jogador (cometeu alguns erros, normais face à conjuntura e aos adversários que defrontou)? Titular da Holanda nos próximos anos? Terá capacidade para ser um lateral de classe mundial?

PS - Há muitos jovens holandeses com um potencial enorme, para não variar. Um deles é Adam Maher, de quem falaremos mais à frente, mas Karim Rekik, Kyle Ebecílio, o craque Nathan Ake (todos em grandes clubes ingleses), Tonny Trindade de Vilhena, Terence Kongolo e Anass Achahbar (faz lembrar Overmars) do Feyenoord, Queensy Menig do Ajax e Memphis Depay e Jurgen Locadia do PSV Eindhoven. Futuro mais que assegurado. 

Etiquetas: