Jorge Jesus dá lição sobre a realidade do mercado português (jogador médio nacional vai cada vez mais sair para ligas como a romena ou cipriota, e as equipas lusas vão ter de encontras soluções em novos mercados. "Se calhar vamos chegar onde nem Vasco da Gama Chegou", referiu); Vercauteren coloca em causa profissionalismo de Izmailov (russo voltou a lesionar-se e o treinador leonino diz que Janeiro é o momento certo para se falar do médio); NBA: Knicks batem Lakers facilmente (mas perdem Carmelo); Spurs derrapam em Portland

Sporting - Vercauteren assumiu hoje que o clube leonino deve perder alguns jogadores em Janeiro. Até aqui nada de novo, resta saber que elementos (e quantos) vão sair no defeso de Inverno. Alguma aposta? Um dos elementos que pode estar de saída é Izmailov (e nos últimos anos este cenário já se repetiu tantas vezes). Ora, nesse âmbito o técnico belga foi taxativo e claramente encostou o russo à parede pondo mesmo em causa o seu profissionalismo. "Há um momento para tudo e este para mim este não é um momento para falar de Izmailov. O momento certo será em Janeiro, quando reabrir o mercado de transferências. Depois do dérbi estava ok, mas ontem (depois das folgas) em cima da hora do treino, soube que ele não podia treinar porque tinha um problema nas costas. E essa é a razão por que não vai jogar contra o Nacional. Treina-se, depois não se treina, joga um bocado e depois não se treina outra vez. Isto para mim não é uma solução, e penso que também não o é para o grupo Depois de todas estas semanas, é difícil defendê-lo. Mas isto é a única coisa que posso dizer neste momento, tudo o resto pertence ao âmbito do clube e têm de ser decidido no momento e sítio certo". VM - À excepção da 1ª época e na temporada passada com Sá Pinto, Izmailov pouco ou nada produziu em Alvalade. Muitas lesões, algumas delas estranhas, poucos jogos e uma situação que parece não ter fim. Sendo assim, e como referimos anteriormente, apesar do russo ser (a 100%) inequivocamente o melhor jogador do Sporting, Janeiro (à semelhança de outros 11/13 elementos) devia representar a sua saída do clube leonino. Independentemente de qual seja o seu destino uma proposta superior a 4 milhões de euros (ou então que envolva algum jogador), não deveria merecer por parte dos leões qualquer tipo de hesitação. Por onde passa o futuro do russo? Foi necessário chegar um treinador estrangeiro a Alvalade para os leões perceberem que um jogador que nunca joga (apesar de na teoria ser o melhor) é menos um?

Jorge Jesus - O treinador do Benfica, aproveitou a conferência de imprensa de antevisão à partida frente ao Marítimo para dar a sua perspectiva sobre a nova realidade do mercado português (uma ideia que o Visão de Mercado há muito menciona). «A conjuntura económica vai fazer com que o Campeonato português não vá ter tanta qualidade nos próximos anos como tem tido. Às vezes ouço alguns críticos perguntar por que é que o Rui Pedro joga na Roménia [no Cluj] ou por que é que há jogadores portugueses a jogar no Chipre ou na Bulgária. Jogam e cada vez vão jogar mais, porque esses países pagam três a quatro meses mais do que se paga em Portugal. Por isso, o jogador médio português vai sair para esses países e a qualidade vai decrescer nos próximos anos», notando que «as equipas que não tenham tantos recursos financeiros podem vir a ter mais dificuldades». No entanto, sublinha Jesus, «o povo português é muito inteligente e procura sempre soluções em todo o lado». Assim, será preciso encontrar alternativas: "Eles vêm ao nosso mercado, mas nós também vamos descobrir jogadores noutros mercados. Vamos a mercados pouco explorados, que ninguém conhece. Se calhar um dia vamos chegar a um local no mundo que nem Vasco da Gama chegou", comentou JJ. Concorda com a visão de Jesus? A tendência é que a nossa Liga perca qualidade nos próximos anos? E no que diz respeito ao jogador luso, terá cada vez menos presença no nosso campeonato?

Charlotte @Atlanta (90-113) - vitória fácil dos Hawks, assente em 57% de lançamento, e 48% de 3pt. Devin Harris foi o melhor marcador do jogo, com 20pt. San Antonio @Portland (90-98) - os Spurs voltaram a finalizar mal, falhando quatro tiros nos últimos momentos. Lillard (29pt, 6ast, 2TO) e Aldridge (22pt, 6rb) bateram-se bem com Parker (21pt, 5ast, 4TO) e Duncan (16pt, 6rb). LA Lakers @New York (107-116) - os Lakers permitiram aos Knicks 41pt no 1º período, chegando estes a ter uma vantagem de 26pt. Carmelo apontou 30pt em 22mins (saiu lesionado no 3º período), e os Knicks, além de menos TO (6-13), tiveram melhores percentagens de lançamento. Kobe voltou a ser o melhor de LA, com 31pt (10rb), acompanhado por World Peace e Howard (43pt em conjunto). O que têm de fazer os Lakers para dar a volta à situação? Basta esperar pelo regresso de Nash, ou impõem-se trocas de jogadores? Lillard volta a mostrar ser o melhor rookie do ano (adaptou-se facilmente, e mostra maturidade)? Os Blazers correm o risco de ficar na zona de ninguém: nem playoff, nem uma pick alta no draft?

Etiquetas: , , ,