NFL: especial Thanksgiving

Ora se temos uma rubrica sobre NFL, só nos fica bem cumprir os rituais americanos. E, depois do Superbowl, o Thanksgiving é o dia de maior excitação da liga de futebol americano.

O Thanksgiving é uma celebração anciã que, nos E.U.A., serve como manifestação de gratidão do povo americano por terem 3 jogos de NFL seguidos durante um feriado. Retribuem, como é lógico, comendo à bruta. É giro. Nós no Visão de Mercado também somos muito de festejar e declarar agradecimentos. Sendo assim vamos, finalmente, escrever a rubrica com termos técnicos, expressões, regras e tudo o que nos lembrarmos específico sobre a NFL que possa ajudar quem não sabe tanto a apreciar mais o jogo. Fá-lo-emos, claro, enquanto ingerimos exageradas doses de comida. Porque tradição é tradição.

Posições ofensivas: QB (quarterback) – o jogador que distribui, e muitas vezes decide ou altera, as jogadas ofensivas da equipa (pode correr ele próprio com a bola, fazendo de RB); RB (running back) – jogador fisicamente poderoso normalmente responsável pelo jogo da equipa pelo chão. Pode também receber passes e bloquear defesas, sendo obviamente melhor quanto mais forte, rápido e completo for; FB (fullback) - segunda posição do chamado backfiedl (zona atrás do QB). Apesar dos grandes corredores da história da liga terem sido FB, hoje em dia a posição funciona mais como protecção do RB e QB (bloqueio), ou para correr uma curta distância. São por norma mais pesados e possantes que os RB; TE (tight end) – é uma posição híbrida entre a linha ofensiva e os receivers. Podem ter funções de protecção ou de receber passes. São armas em ambos por serem normalmente maiores e mais fortes que os receivers; WR (wide receiver) – alvos principais dos QB. São jogadores abertos no campo que exploram as costas da defesa, ou que penetram o meio, a grande velocidade de modo a abrir linhas para o QB explorar; OL (offensive line – center, 2 offensive tackles, 2 offensive guards) – a linha ofensiva tem como função colocar a bola em jogo (center snap), proteger o QB e abrir buracos na defesa para o jogo corrido.



Posições defensivas: DL (defensive line – defensive tackle, defensive end, nose tackle) – há 2 formações básicas defensivas: 4 – 3 e 3 – 4. Em 4 – 3, a mais comum na liga, as equipas jogam com linhas defensivas compostas por 2 d. tackles e 2 d. ends e 3 LB; em 3 – 4 as equipas jogam com 3 d. tckle ( 1 nose tackle no meio) e 4 linebackers (2 outside, 2 inside). A linha defensiva é a força principal de pressão sobre o QB (principalmente os d. ends) e primeira barreira para o running game; LB (linebackers) – grupo de jogadores colocado normalmente atrás da linha defensiva que são a segunda barreira para o jogo corrido, uma força de pressão para o QB e a primeira linha de defesa para os passes, principalmente os mais curtos. São aqueles que usualmente têm funções de ler o ataque contrário de modo a ajustarem em conformidade a estratégia defensiva; S (safety) – são a última linha defensiva duma equipa. As equipas costumam jogar com um FS (free safety) e um SF (strong safety), sendo o primeiro responsável por ler o QB e ajustar ou dobrar a cobertura dos CB, e os segundos tem por norma a função de defender o lado jogar mais perto da linha defensiva e cobrir o tight ends e receivers que penetram no meio; CB (conerbacks) – responsáveis pela cobertura dos receivers-

Equipas especiais: K (kicker) – é o responsável pelos field goalds e pelos extra points. Basicamente por todos os chutos que envolvam pontos; P (punter) – responsável por chutar a bola para o outro campo de modo a não dar uma posição avançada no campo ao QB adversário; LS (long snapper) – é responsável por colocar a bola em jogo em todas as jogadas de chutos (tirando o chutos iniciais). É um jogador especializado porque a distância para o chutador é maior do que para o QB; RS (return specialist) – especialista em devolver pontapés. Um bom return specialist pode dar muitos pontos a uma equipa sem a bola passar sequer pela unidade ofensiva. É normalmente um CB, RB ou WR, sendo que há jogadores que são mesmo melhores a devolver pontapés (Devin Hester).
Regras básicas: Não vamos ser demasiado pormenorizados e esquecer-nos-emos com certeza de várias regras importantes. Assim, quaisquer outras dúvidas que tenham coloquem-nas nos comentários. Responderemos o mais rapidamente possível. Cada equipa tem 4 jogadas para avançar 10 jardas. No caso de isso não acontecer a posse de bola passa directamente para a outra equipa. Normalmente, ao fim de 3 tentativas, as equipas optam por chutar a bola para o mais longe possível da sua endzone de modo a facilitar a vida à defesa. Uma equipa não pode passar a bola ao pé directamente para um jogador da sua equipa, podendo apenas recuperá-la se um adversário tocar nela. Num pontapé de saída, um jogador da equipa que chuta pode recuperar directamente a bola, assim ela ande pelo menos 10 jardas. Há um tempo limite para a unidade ofensiva dar início à jogada. Caso não o faça dentro desse limite, será falta. Será falta também sempre que um dos jogadores na line of scrimmage (mais à frente) passar essa linha antes do início da jogada. Quando uma jogada é duvidosa, um treinador de qualquer uma das equipas pode pedir para a jogada ser revista pelo árbitro. Cada treinador tem 2 challenges no início do jogo. Se os 2 forem utilizados com sucesso, cada equipa tem direito a um terceiro. Se não forem utilizados com sucesso, não têm. Cada challenge utilizado sem sucesso custa à equipa um Timeout.

Termos de jogo: Blitz – jogada em que a unidade defensiva ataca o QB com mais unidade do que o normal. Ordinariamente é a linha defensiva e os OLB (outside linebackers) que atacam o QB. Neste caso outros jogadores aproximar-se-ão da linha de scrimmage para atacar o QB; ou esperarão pelo início da jogada para atacar, escondendo a decisão; Audible – decisão do QB de alterar a jogada durante a altura em que está a determinar a altura do snap. Quanto melhor for o QB, maior é a sua capacidade de ler a defesa e a confiança para tomar este tipo de decisões. Hail Mary – jogada desesperada, utilizada normalmente no fim do jogo ou de uma parte quando já não há nada a perder, na qual a bola é atirada para a endzone de modo a tentar fazer pontos. Pick Six – Intercepção cuja consequência directa é um TD. Fumble – quando um dos jogadores deixa cair a bola depois de estar em posse da mesma End Zone – zona a que é preciso chegar para fazer pontos Fair Catch – quando um jogador decide não correr com a bola depois de a receber de um chuto. Field Position – posição no campo quando um ataque se inicia  Quanto mais curta for a distância para a endzone no início do ataque, melhor é a field position. Hand Off – entregar a bola em mão. Pocket – área imaginária para onde o QB recua depois de receber o snap e que limita a sua zona de acção. Rush – jogada em corrida. Series – Conjuntos de 4 downs de uma equipa. Stiff Arm – quando um jogador ofensivo afastas um jogador defensivo com o braço. Touchback – quando o return specialist recebe um chuto na sua endzone e toca com o joelho no chão, indo automaticamente para as suas 20 jardas. Sack – quando um jogador defensivo placa o QB, impedindo que a bola chegue a sair das suas mãos. Tackle – placagem. Double coverage – quando a unidade defensiva colocar 2 jogadores a cobrir 1. Wild-card – equipa que, apesar de não ganhar a divisão, se qualifica para os playoff. Há 2 por conferência. Timeout – desconto de tempo. Turnover – perda da posse de bola involuntariamente. Onside Kick – Pontapé de saída que a equipa que chuta opta por não colocar o mais longe possível da sua endzone, preferindo chutar para o mais perto possível de modo a recuperar a posse de bola. É normalmente feito em situações mais ou menos desesperadas, quando uma equipa está a perder perto do fim. Pode ser utilizada como jogada surpresa. Wild-cat – opção táctica em que o QB funciona na verdade como running back. Qualquer outra dúvida, tal como nas regras, coloquem nos comentários que serão rapidamente esclarecidas.

Notas da jornada especial da Quinta-Feira de Thanksgiving:
- Andre Johnson e Calvin Johnson mostraram porque são dos melhores receivers da liga. Num jogo que devia ter sido ganhou por Detroit, mas que os Lions deixaram escapar para os Texans, os Johnson combinaram 328 jardas recebidas. Matthew Stafford, QB dos Lions, fez também um grande jogo com 441 jardas, mas como tem sido apanágio dos Lions este ano, o jogo acabou por ser uma desilusão.
- RG III tem quantidades anormais de potencial. Depois de um grande jogo contra os Eagles, o rookie volta a fazer uma óptima exibição contra rivais de divisão, os Cowboys. Agora com o mesmo record, e dependendo do que for apetecendo aos Giants ir fazendo, os Redskins podem chegar ao playoff.
- Tom Brady continua em grande forma. Mas o foco é para os Jets. Apesar de terem feito um jogo razoável durante 45 minutos, os Jets fizeram um 2º período péssimo. A equipa de Nova Iorque levou 3 TD em 55 segundo, numa sequência absolutamente ridícula que, independentemente de tudo o resto, ficará como grande símbolo da época desta equipa. Vejam, porque é de rir.

Luís Figueiredo

Etiquetas: