Benfica: Discurso de Bruno Carvalho (candidato à presidência do clube da Luz em 2009) na conturbada Assembleia Geral Ordinária de ontem que teve como consequência o chumbo do Relatório e Contas da época 2011/2012

Começo por fazer um agradecimento ao actual Presidente do Benfica, e ao seu antecessor e ao Sr. Mário Dias. Os senhores enriquecerem o património do Benfica! O Benfica tem hoje um estádio moderno e confortável. O Benfica tem um excelente centro de estágios. E o Benfica está a uns dias de inaugurar um museu que seguramente a todos nos orgulhará! Devo até dizer-lhe que muitas dessa operações de financiamento estavam até muito bem pensadas. Se tudo corresse como o previsto, o “project finance” do estádio previa que este estaria pago em 2012 e o centro de estágios era pago pelo naming da CGD.  No entanto, algures no percurso algo começou a correr mal. Algo começou a correr demasiado mal. O estádio em vez de estar pago em 2012 passou para 2024! O dinheiro começou a ser desviado para outras coisas.Para salários milionários, para comprar jogadores que nunca jogaram um só jogo oficial pelo Benfica. É claro que o passivo não pára de aumentar! A mania das grandezas, a megalomania tomou conta desta Direcção. Os custos dispararam. Hoje o Benfica tem tudo aquilo de que eu falei, mas só há um problema: nada está pago!

Depois de termos conhecido as contas consolidadas da SAD e depois de conhecermos as contas do Clube, apenas posso dizer uma coisa ao actual Presidente do Benfica: o senhor levou o Benfica a uma situação de falência técnica. Não me venham falar nas vendas de Javi Garcia e de Witsel, uma vez que nas contas também não estão reflectidas as compras e outros gastos avultados.  Mas uma coisa é certa, e ninguém o pode negar, nestas contas já estão as vendas do Ramires, do David Luís, do Di Maria, do Fábio Coentrão. A manter-se o ciclo dos últimos anos, no próximo ano o passivo crescerá e já estarão contabilizadas as vendas do Javi e do Witsel, mas dir-nos-ão que não estarão as vendas de outros jogadores quaisquer que obrigatoriamente o Benfica terá que vender porque o desespero assim o obrigará. E tudo isto para quê? O Benfica está em falência técnica para quê? Para perdermos 7 campeonatos em 9 anos?

É certo que o Benfica construiu um estádio, um centro de estágios, um museu... mas não pagou nada. É como o país que andou a construir auto-estradas, mas não estão pagas. Até queríamos construir um aeroporto e um TGV.  Mandar fazer não é a parte difícil. A parte difícil é pagar. Temos que ser nós todos a pagar essas coisas agora com os nossos impostos, com os nossos salários, com os nossos subsídios ou até com as nossas pensões. O responsável por todo esse desvario foi viver para Paris. No Benfica também nada está pago. Também já tivemos um ex-Presidente que fugiu para Londres. Espero que essa situação nunca mais se repita no Benfica! Mas afinal qual é o rumo do Benfica? É que temos um Presidente que um dia diz que vamos ter um plantel que fará inveja à Europa e passados poucos dias diz que temos que vender jogadores. Temos um presidente que luta contra o apito dourado e depois apoia o Administrador da SAD do Porto, o Dr. Fernando Gomes para Presidente da FPF. Temos um Presidente que no sábado está bom para inaugurar casas do Benfica, mas no domingo já está doente para ir a um jogo em que ainda por cima, segundo o Dr. Rui Gomes da Silva, já estava avisado que íamos ser roubados.

Mas centremo-nos, então, nas contas. No Clube o passivo são 113 milhões e as dívidas ou responsabilidades são quase 100 milhões de euros maiores do que o seu Activo que é apenas de 15.8 milhões de euros, está com sérios problemas! A SAD tem um passivo de 426 milhões, mais 46 milhões do que no ano passado, e está em falência técnica, as dívidas são superiores aos bens possuídos, com a agravante que o passivo é todo para pagar e muito do activo não pode ser vendido sob pena de o Benfica acabar. Esta situação é insustentável e conduzirá a um único caminho possível se não for contrariada: ao fim do Benfica enquanto um clube que pertence aos seus sócios, senão mesmo ao seu fim. Todos os anos o Benfica vê o seu passivo crescer, ou seja, as suas dívidas a aumentarem. O que acontecerá no dia em que os nossos credores disserem que não nos emprestam mais? Esse dia não está longe! É preciso pôr fim a uma gestão megalómana e irresponsável. É preciso salvar o Benfica enquanto é tempo. É preciso chumbar estas contas! É que se não fizermos nada o actual Presidente do Benfica arrisca-se a entrar para a história como o último presidente do Sport Lisboa e Benfica! Eu não vou permitir isso! Custe o que custar!

Etiquetas: