Benfica B: Um misto de gerações que tenta despertar a atenção de Jesus

Para “comandar as tropas” da 2ª equipa do Benfica, as águias fizeram regressar ao futebol português Norton de Matos, que depois de duas aventuras por terras africanas (seleccionador da Guiné-Bissau e  treinador/coordenador no Senegal da equipa Etoile Lusitana), decidiu abraçar este projecto na Liga Orangina. É um plantel composto por um misto de jogadores que ainda são juniores (João Cancelo), que transitam agora desse escalão (Ivan Cavaleiro), que já têm alguma experiência (Miguel Rosa) ou que vêm mesmo do estrangeiro (Correa). A equipa encarnada neste início de época tem adoptado um sistema de 4x2x3x1, sendo até ao momento o melhor ataque da Liga e contando com o melhor marcador (Ivan Cavaleiro). Com a saída de elementos importantes na equipa principal do Benfica e a falta de alternativas para Jorge Jesus em alguns sectores, será interessante perceber que papel poderão ter os jogadores que representam este plantel B (João Cancelo, André Almeida ou André Gomes, principalmente), já a curto prazo.

Guarda-Redes: Uma das posições onde o titular parece já estar escolhido. Será Mika, que terá aqui a oportunidade de fazer a sua 1º época inteira como titular a nível sénior e confirmar todo o potencial demonstrado na União de Leiria e Mundial Sub-20 de 2011. Quando for convocado para a equipa A (onde será a 3ª opção), quem deverá assumir as redes encarnadas será Rafael Copetti, jovem brasileiro. Há ainda Bruno Varela, júnior de talento reconhecido pelo clube (cláusula de 30 M). Já no que toca à inserção ou não de Júlio César neste plantel reina a incerteza.
Defesa-Direito: O jogador que tem assumido a posição é João Cancelo, uma das grandes apostas do clube não só pela sua cláusula (30 M), como também pela confiança depositada nele em relação a uma possível ausência de Maxi na equipa principal. É um lateral com muita qualidade a atacar, mas têm ainda muitas lacunas a nível defensivo, que podem perfeitamente ser corrigidas. As alternativas serão Bruno Gaspar (outro menino 30 M), que também poderá fazer a posição de extremo (onde actuou durante a formação) e Victor Lindelof, sueco contratado para os juniores e que poderá fazer a ponte entre as duas equipas.
Defesa-Esquerdo: Aqui a escolha, de forma natural, deverá passar por Carole (já foi utilizado também a defesa-central), que fez a temporada passada no Sedan e que tem mostrado capacidade em fazer todo o corredor com facilidade. Luís Martins, apesar da sua técnica com bola, terá de melhorar a sua forma de abordar os lances defensivos (ex: bolas nas costas), para se tornar mais consistente.
Defesa-central: Esta é a posição de maior indefinição e uma das principais lacunas da equipa, até porque Jardel e Miguel Vítor, do plantel principal, têm feito alguns jogos. João Faria (ex-Varzim), na sua 4ª época como sénior, caso se consiga impor tem características para ser o patrão da defensiva, enquanto que Fábio Cardoso é ainda um jovem de 18 anos que deverá fazer mais jogos pelos juniores (apesar de nas primeiras jornadas ter sido opção para Norton de Matos). Face à escassez de opções inicial, foram contratados mais dois jogadores: o peruano Carlos Ascues (20 anos), contratado ao Alianza Lima, e o camaronês Ghislain Mvom (19 anos), que vem da Académica onde não teve qualquer oportunidade. 
Médio Centro: Aquele que tem sido o duplo-pivot mais utilizado é constituído por André Almeida, mais recuado, com boa estampa física, que funciona como o 1º construtor de jogo, e Leandro Pimenta como 2º médio. O jovem que fez uma excelente temporada passada no Atlético deixa a impressão que numa liga menos “pesada” no que toca ao contacto físico o seu futebol sairia beneficiado. Luciano Teixeira, guineense de pulmão inesgotável, tem sido frequentemente solução. Há ainda Ruben Pinto, outro “menino blindado”, que fez a época passada na equipa sénior e que terá a aqui a oportunidade para mostrar o porquê de já há muito tempo o seu nome ser falado como uma das grandes promessas do clube para o futuro.
Médio Ofensivo: Esta posição tem sido partilhada até ao momento por Miguel Rosa e André Gomes (de origem muito mais 6/8 do que 10), muito por culpa do facto do primeiro ter sido também opção para extremo. Miguel será sem grandes duvidas o melhor jogador da equipa, um jogador que já ganhou tanto o prémio de melhor jogador da liga Orangina como o de Revelação desta mesma Liga, e muito provavelmente será um jogador a quem Jorge Jesus poderá dar minutos pela primeira equipa na Taça da Liga. Quanto a André Gomes estamos na presença de outro “craque” que já revela uma cultura táctica muito interessante para a sua tenra idade (19 anos), mostrando nesta equipa que o bom europeu de sub-19 que fez não foi obra do acaso. Elvis, brasileiro de 21 anos que na época passada teve muitos minutos na U.Leiria e Filipe Oliveira (que deverá “deambular” entre esta e a equipa de Juniores), também proveniente da cidade do Lis, são as alternativas. O jovem português (muito promissor) ainda júnior de 2º ano, apesar do seu 1,93 pode fazer igualmente a posição de Rosa no lado esquerdo.

Extremos: A ala esquerda tem sido muitas vezes ocupada por Miguel Rosa (como já foi referido anteriormente), enquanto que a ala direita tem estado a cargo de Ivan Cavaleiro, o maior desequilibrador da equipa, que com a sua qualidade no 1x1 e velocidade tem chegado facilmente ao golo (já leva 5), sendo por isso o maior destaque ofensivo. Outro jogador que também tem tido muitos minutos é Hélder Costa, que joga muito bem com os dois pés e tem-se revelado uma boa alternativa. A 4ª opção até ao momento tem sido Duarte Duarte, que chegou à Luz através do protocolo com os “poveiros”. Ernesto Cornejo foi uma contratação que gerou muita expectativa entre os adeptos benfiquistas por vir do Barcelona nos mesmos moldes em que chegou Nolito, mas ainda não teve oportunidade de ser estrear pela equipa encarnada. Derlis González deverá actuar mais pelos juniores. 
Avançado Centro: O mais forte candidato a ocupar esta posição parece ser Claudio Correa, paraguaio possante que tem mostrado uma boa técnica com bola e que a segura muito bem de costas para a baliza. João Mário, avançado rapidíssimo que poderá também cair numa das alas e Cafú, que foi o titular dos juniores na época passada e que faz da sua força física e boa finalização as suas melhores qualidades, são as alternativas. Aparentemente, para colmatar a saída de Djaniny chegou o brasileiro Deyverson.

O que poderá fazer este plantel na Liga Orangina? Que jogadores poderão chegar a curto ou médio prazo à equipa principal? Até que ponto actuar no Estádio da Luz poderá beneficiar este conjunto (não só pelas dimensões do relvado, mas também pelo "calor" do público)? Em relação à utilização de Miguel Vítor e Jardel, concordam com a sua utilização (isto porque não é regular a sua actuação na equipa B e cria alguma desigualdade, já que parece claro que é uma equipa muito mais forte com estes centrais)?

Rúben Pinheiro/João Mercúrio

Etiquetas: