Rio Ave versão 2012/2013; Equipa para lutar pela Liga Europa?

Quando tudo fazia crer que a época que se avizinha fosse de extrema dificuldade para o Rio Ave, eis que um pequeno “milagre” ou “milagreiro” colocou o clube de Vila do Conde num patamar (pelo menos em termos de valia do elenco) impressionante.

O super-empresário Jorge Mendes de maneira directa e indirecta forneceu à equipa que na época passada terminou no antepenúltimo lugar um lote de jogadores internacionais que aumentaram (pelo menos na teoria) a qualidade do plantel às ordens de Nuno Espírito Santo (o antigo guardião que protagonizou a 1ª transferência relevante da carreira de JM e de que maneira inesperada, ou talvez não, dado o cenário actual, substitui Carlos e Brito e vai abraçar a sua 1ª experiência como treinador principal). Aliás, a qualidade de alguns reforços é tal, que nesta fase o conjunto vila-condense apresenta o rótulo de equipa que melhor se reforçou até ao momento neste defeso e poderá ser mesmo um candidato sólido a um lugar europeu (praticamente todos os clubes baixaram os seus orçamentos).

 - A baliza perdeu Huanderson e Paulo Santos, tendo sido substituídos por Oblak (vindo por empréstimo do Benfica) e Ederson Moraes (que representou o Ribeirão da segunda divisão portuguesa na ultima época depois de ter passado dois anos no escalão de Juniores do Benfica).
- Na defesa o destaque vai para a saída do capitão e símbolo Gaspar (para o Covilhã). Jean Sony (para o Petrolul da Roménia) também saiu (já Tiago Pinto poderá rumar à La Liga). Destaque para as entradas de Lionn (lateral direito de muita qualidade que já tinha tido uma passagem pelos vila-condenses), Edimar (bom lateral esquerdo e ex-jogador de Cluj e Braga), Nivaldo (central que foi um dos melhores a actuar em Portugal quando passou pelo Belenenses), Touré (ex-Tourizente) e Alberto Rodriguez (que chegou a custo-zero vindo do Sporting, depois de falhada a sua ida para o Desportivo da Corunha de Espanha).
- No meio campo Bruno China rumou à Académica, mas as entradas de Diego Lopes (por empréstimo do Benfica, médio ofensivo ainda 2º ano de júnior), Soares (ex-FC Porto) e Filipe Souza de 18 anos vindo do Bahia do Brasil já Internacional sub-20 pelo seu país e que custou 2,2 milhões à Gestifute (empresa dirigida por Jorge Mendes), a juntar às permanências de Wires, Pateiro, Tarantini e Vilas Boas e Vitor Gomes, dão muitas garantias a Nuno Espírito Santo.
 - Na frente de ataque João Tomás continua mas as ausências são mais notadas, Christin Atsu e Kelvin que estavam cedidos pelo Porto regressaram a casa e também Yazalde regressou ao clube que detém o seu passe, o Braga. No entanto, a chegada de  Esmael Gonçalves (avançado de 21 anos ex-Nice que muito prometeu nas camadas jovens), Tope Obadeyi (atacante de 22 anos, internacional esperança por Inglaterra), Yonathan Del Valle (ponta de lança de 22 anos, internacional pela Venezuela, que vem por empréstimo do Auxerre de França) Ahmed Hassan que vem do escalão de Juniores do clube vila-condense e participou no último Mundial de sub-20 ao serviço do Egipto e Renato Santos (tinha sido emprestado ao Moreirense na última época, e que no passado foi uma das referências da formação do Sporting), promete tornar o Rio Ave um clube a seguir com atenção.

Destaques: A defesa (que era um sector com alguma banalidade, à excepção de Tiago Pinto), recebeu  5 reforços de peso (onde se inclui o guardião Oblak), e está claramente mais forte (talvez um dos conjuntos depois dos "grandes" com mais qualidade). O meio campo apresenta mais soluções, mas o ataque é uma incógnita (caso estes jovens internacionais, que muito prometeram na juventude, aproveitem esta oportunidade para "explodir" como Atsu e Kelvin o fizeram, este Rio Ave será certamente um caso sério em 2012-13). Que posição irá alcançar o conjunto de Vila do Conde esta época? Candidato à Liga Europa? Qual será o 11 tipo de Nuno? Como se explica a qualidade dos reforços? Conseguirá o Rio Ave corresponder a esta folha salarial? O conjunto vila-condense é numa mera “ponte” para negócios ainda mais rentáveis do empresário Jorge Mendes (Fabinho lateral comprado por 6 épocas realizou apenas uma semana de treinos rumando de imediato para o Real Madrid)?  Estamos perante uma política de opção ou de pura sobrevivência? Caso esta parceria resulte, poder-se-á estender e alastrar a outros clubes em dificuldades em Portugal?

Tiago Amado

Etiquetas: