OFICIAL: Lucas Patinho é o 4º reforço do Sporting; Pedro Mendes (ex-Real Madrid), Nuno Reis (ex-Cercle Brugge) e Turan (ex- Beira-Mar) integram a equipa B dos leões

Agora é oficial. Os leões comunicaram no seu site oficial que Lucas Patinho (há muito foi noticiado pelo VM, ler aqui) vai integrar a equipa B do clube leonino na próxima época. O médio ofensivo de 20 anos e 1m90 (titular nos últimos Jogos Pan-Americanos 2011 ao serviço do Brasil) estava tapado no Fluminense por jogadores como Deco e Thiago Neves, e chega a Alvalade por empréstimo de um ano. Bom reforço? Patinho, é o 4º reforço do Sporting para 2012-13, depois de Labyad (ler aqui), Gelson Fernandes (ler aquie Sunil Chettri (ler aqui), e o 2º para a equipa B.

Ainda no que diz respeito à equipa B de futebol do Sporting que será orientada por Oceano Cruz (José Dominguez, Vasco Évora, Márcio Sampaio e Igor Dias compõe a restante equipa técnina), os leões anunciaram que
Atila Turan, Betinho, Bruma, João Mário, Gael Etock, Luís Ribeiro, Lucas Patinho, Luka Stojanovic, Michael Pinto, Nuno Reis, Pedro Mendes, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio, Sunil Chhetri, Tiago Ilori e Zezinho vão integrar o plantel. 

Elenco (ainda provisório, já que o Sporting ainda vai contratar/resgatar outros elementos):
GR: Rafael Veloso e Luís Ribeiro (ex-Sertanense/Camacha);
Laterais: Atila Turan (ex-Beira-Mar), Michael Pinto e Ricardo Esgaio;
Centrais: Nuno Reis (ex-Cercle), Pedro Mendes (ex-Real Madrid) e Tiago Ilori;
Médios: João Mário, Lucas Patinho (ex-Fluminense), Luka Stojanovic e Zezinho (ex- Atlético);
Avançados: Bruma, Gael Etock, Betinho e Sunil Chhetri (ex-Mohun Bagan). 

VM - Destaque para os regressos de Turan (jogou pouco no Beira-Mar), Pedro Mendes (praticamente não foi utilizado nas reservas do Real), Nuno Reis (não fez uma época brilhante no modesto Cercle e na recta final da Liga até foi suplente) e Zezinho (temporada irregular no Atlético). Nenhum justificou até ao momento a presença na equipa A do Sporting (a juventude dos mesmos permite-lhes evoluir e nada melhor que o espaço que podem encontrar na equipa B dos leões para se mostrarem e provarem que apresentam qualidade para subir à equipa principal do emblema leonino). E para as ausências de Agostinho Cá (sinal que poderá estar mesmo de saída para o Barça ou Inter) e Eric Dier (ainda pode ser chamado, mas ao contrário dos outros elementos que estão no Euro sub-19 não foi mencionado). Por último, parece claro que o plantel leonino está muito desequilibrado: falta pelo menos um lateral direito (até pode ser Arias quando não for opção na A), 3 ou 4 médios ("trincos" e box-to-box, pois João Mário é o único de contenção e até joga melhor a 8, já que Patinho, Zezinho e Stojanovic são típicos "Nº10) e 2 extremos (Bruma é o único na lista e inclusive ainda pode jogar nos juniores leoninos...Esgaio também pode fazer a posição, mas rende mais a lateral). Que outros elementos podem integrar a equipa B do Sporting? Considerando o actual elenco qual poderá ser o 11 de Oceano? Caso o clube leonino contrate um central para a B ou faça regressar Dier isso pode implicar que o plantel principal tenha apenas 4 centrais: Carriço, Xandão, Onyewu e outro (o ano passado apresentou 5, com os 3 citados mais Polga e Rodríguez, sendo que o limitado Carriço até foi mais opção a médio defensivo), fazendo com que um dos defesas do conjunto satélite funcione como 5ª opção? Elementos como Chaby, Medeiros, Tobias Figueiredo, Carlos Mané podem ser opções na B, ou os leões além do campeonato de juniores vão igualmente concentrar forças na Next Gen?

Etiquetas: