As 10 melhores contratações da Liga Zon-Sagres 2012/2013

Numa fase em que os clubes portugueses se vêm obrigados a reduzir os gastos, o número de reforços para a Liga Zon-Sagres é reduzido e visa principalmente jogadores a custo zero ou em situações particulares. Ainda assim, já estão confirmados alguns elementos que acrescentarão qualidade ao nosso campeonato (em termos globais registo para o bom trabalho de emblemas como a Académica e o Rio Ave). Neste sentido, como tem sido apanágio no Visão de Mercado, indicamos aquelas que são as 10 melhores contratações a nível nacional até ao momento:


1º Zakaria Labyad - Numa perspectiva de custo mais potencial é o melhor reforço para a Liga Zon-Sagres até ao momento. Mérito dos leões por terem assegurado a custo zero um jovem de apenas 19 anos que era pretendido por equipas como o Barcelona, Arsenal e Benfica, e que tem tudo para "explodir" em Portugal. O talento, criatividade e velocidade que apresenta (principalmente na posição 10) prometem  fazer do jovem marroquino uma das sensações do nosso campeonato.
2º Jackson Martínez - Está colmatada a principal lacuna do plantel dos dragões. O colombiano vem para ser titular, veremos se consegue adaptar-se e afirmar-se como um substituto à altura do seu compatriota Falcao. Vindo do Jaguares por 8,8 milhões, é bastante forte fisicamente e tem instinto matador.
3º Ola John - Mais um reforço vindo da Holanda. O ala esquerdo, que faz da velocidade a sua principal arma, encantou os encarnados (adeptos incluídos) na pré-eliminatória da Champions e foi um desejo pessoal de Jorge Jesus. O jovem de 20 anos, que para já custou 9 milhões ao Benfica (pode chegar aos 12), promete ser um quebra-cabeças para os laterais da nossa liga.
4º Éder - Apesar de não ter jogado na segunda metade da época, o avançado de 24 anos e 1,88m, pelo que tinha mostrado, mereceu o salto para o Braga. Um jogador que, embora não seja de top, trabalha bastante na frente, ganha muitas bolas e que melhorou consideravelmente em termos de movimentação e finalização. Tem tudo para ser titular no habitual 4-4-2 de Peseiro.
5º John Ogu - Foi uma das revelações da época passada e a Académica avançou para a sua contratação. O polivalente nigeriano (faz todas as posições do meio campo e ainda pode jogar como 2º avançado) é um reforço de peso para a Briosa, pois reúne qualidades físicas e técnicas extremamente interessantes. Será na teoria o sucessor de Adrien no meio campo dos estudantes.
6º Antunes - Depois de várias experiências mal sucedidas no estrangeiro (saiu demasiado cedo), o lateral esquerdo regressa ao Paços de Ferreira. Aos 25 anos, está de volta ao campeonato onde mostrou qualidade ainda bastante novo, para tentar relançar a sua carreira. Não é todos os dias que um clube da dimensão do Paços contrata um internacional AA por Portugal.
7º Saleiro - Tal como Antunes, também ele volta ao clube onde foi mais feliz. Após a passagem pelo Servette, o avançado formado no Sporting procura na Académica espaço para se afirmar no contexto do futebol português (quem sabe chegar à selecção nacional, tendo em conta a crise na posição), podendo facilmente marcar 7/8 golos no campeonato.
8º André André - O Vit.Guimarães foi obrigado a reestruturar o seu plantel, abdicar dos elementos mais bem pagos e apostar em jovens portugueses. Nesse sentido, este médio de transição (que aparece bem em zonas de finalização, marcou 10 golos na II divisão) formado no Varzim é um excelente reforço. Pela qualidade que apresentou no conjunto poveiro e devido a ausência de figuras no Vitória, pode ser juntamente com Soudani, um dos elementos mais no elenco de Rui Vitória.
9º Nivaldo - Excelente plantel que o Rio Ave está a formar. O regresso deste experiente central (já passou pelo Belenenses) à nossa liga, depois de passar pelo campeonato francês, espanhol e israelita, é prova disso mesmo. Se ainda mantiver as qualidades (forte no jogo aéreo e bom sentido posicional) que evidenciou aquando da primeira passagem (na altura era dos melhores centrais a jogar em Portugal), a turma vilacondense ficará muito bem servida e contará com um elemento determinante.
10º Gelson Fernandes - O internacional suíço chega a Portugal a custo zero, pois não tem sido bem sucedido na maioria dos clubes por onde passou. Vem para ser alternativa a Rinaudo no Sporting, reunindo características (grande pulmão, capacidade de pressão e recuperação) que podem fazer dele um elemento útil para Sá Pinto. Na teoria não será presença assídua no 11 leonino, mas um titular da selecção Suíça que já passou por equipas como o City e a Udinese, que muito prometeu na juventude, e que chega a Alvalade a custo zero, merece sempre ser destacado.

Critérios: Resposta às necessidades do plantel, potencial, provas dadas, relação qualidade/preço, potencialização da transferência para empolgar os adeptos.

Qual a melhor contratação até ao momento? E o respectivo top 10?

Etiquetas: