Benfica: João Faria é o 9º reforço para 2012-13, Duarte o 10º; Henrique e Saleiro assinam pela Académica; Patrícia Mamona é vice-campeã europeia

Depois de (carregue nos nomes e conheça melhor os elementos) Derlis GonzalezDjaniny Hugo VieiraOla JohnLuisinhoMichelVillarraga  e Paulo Lopes, o Benfica garantiu mais duas contratações para 2012-13: João Faria (central de 21 anos e 1m85) e Duarte (extremo de 24 anos e 1m76), ambos ex-Varzim. Os 2 jovens assinam por 4 épocas (também o juvenil Gamboa assinou pelos encarnados) e chegam à Luz fruto de um protocolo que o Benfica estabeleceu na época passada com o Varzim e que levou à injecção de 250 mil euros no emblema poveiro (Salvador Agra, Terroso, Neto e André André foram os alvos identificados pelas águias mas por motivos diferentes acabaram por não rumar a Lisboa). VM - Dois jogadores que devem integrar a equipa B (Duarte com os seus 24 anos ocupa logo uma vaga importante já que os clubes, pelo menos era essa a ideia inicial, só podem inscrever 3 jogadores com mais de 23 anos no conjunto satélite), que dão continuidade a esta nova política do Benfica (pelo menos neste defeso, até ao momento): apostar no mercado nacional  (7 dos 10 reforços) e em jogadores portugueses (são já 5 em 10, o que actualmente é uma média assinalável); e que, caso demonstrem o que apresentaram no Varzim (as realidades são completamente diferentes não só em termos de clubes como inclusive de competição, já que actuavam na II divisão), podem ser opções razoáveis a longo prazo. João Faria é um central forte no jogo aéreo (boa presença também nas bolas paradas ofensivas) já com várias presenças nas nossas selecções jovens, enquanto que Duarte é um extremo rápido de boa técnica que procura sempre desequilibrar no 1 contra 1.

Mercado - Nuno Assis rescindiu com o Vit. Guimarães; Estoril contrata o central João Pedro (ex-Desportivo das Aves); Lúcio desvinculou-se do Inter de Milão e é um jogador livre; Spartak de Moscovo contrata Rómulo ao Vasco da Gama por 8 milhões de euros; Jornal Express, garante que Luuk De Jong (suposto alvo do Benfica) assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas com o Borussia Mönchengladbach (o avançado holandês terá custado 11 milhões de euros). O Mönchengladbach com as aquisições de Alvaro Dominguez (8 milhões) e a confirmar-se a de Luuk de Jong, a provar que não quer "passear" na Liga dos Campeões? Seria Lúcio (apesar dos seus 34 anos) uma boa solução para os "grandes"?

Académica - Carlos Saleiro (avançado formado no Sporting e que na época passada representou o Servette) e Henrique (defesa central ex-Braga que em 2011-12 esteve emprestado ao Feirense) são reforços para a próxima temporada. O avançado regressa a Coimbra (clube onde protagonizou as melhores exibições na sua carreira), já o central (assinou por 2 anos) deverá colmatar a saída de Abdoulaye. Que balanço faz das contratações da Briosa até ao momento (além de Saleiro e Henrique os estudantes já contrataram também Bruno China e Júnior Lopes)?

Wimbledon - Federer sofreu, perdeu os 2 primeiros sets, mas conseguiu derrotar o francês Julien Benneteau, com uma remontada, por 3 sets a 2 (4/6, 6/7 , 6/2, 7/6 e 6/1). Nos outros encontros, destaque para os triunfos de Djokovic (ainda perdeu o 1º set), Malisse (o veterano bateu Verdasco), Querrey (eliminou a promessa Raonic), Clijsters (procura a sua 1ª vitória no torneio inglês) e Sharapova (teve menos dificuldades que na 2ª ronda).

AtletismoPatrícia Mamona conquistou a medalha de prata na prova do triplo salto nos Europeus de Helsínquia. A atleta do Sporting juntou ao título de vice-campeã um novo recorde nacional e conseguiu a 2ª medalha para Portugal nos Europeus de Atletismo (depois do bronze de Sara Moreira nos 5000 metros). Por sua vez, Marco Fortes foi 5º na final do lançamento do peso. Já Marcos Chuva qualificou-se para a final do salto em comprimento.

Etiquetas: , , , , , , , , ,