"Revelações" da Liga Zon-Sagres 2011-2012: Luisinho (8.º); Liga dos Campeões: FC Porto volta a ser cabeça de série; Benfica e Braga (os minhotos caso consigam o apuramento) no pote 2

Luisinho (8.º) - A prova de que é possível ter uma equipa competitiva com contratações internas foi a boa temporada do Paços de Ferreira (principalmente na 2ª volta com Calisto, onde os pacenses foram uma das equipas que fez mais pontos). Vítor, Michel (apenas confirmou o potencial que tinha demonstrado na Orangina), Luíz Carlos, todos contratados a clubes da II Liga, todos chegaram à I Liga e demonstraram qualidade. No entanto, o elemento mais surpreendente foi mesmo Luisinho. Lateral esquerdo de 27 anos e 1m75, ex-Desportivo das Aves, que acrescentou uma profundidade, garra e qualidade técnica ao seu flanco, impressionante. O 3º jogador mais utilizado pelo Paços esta época foi uma espécie de Fábio Coentrão no conjunto pacense e claramente demonstrou qualidade para uma equipa com outras ambições. Jogador para merecer uma atenção por parte de Paulo Bento? Por onde passa o futuro do esquerdino? Deviam as equipas imitar o Paços e privilegiar as contratações internas (a II Liga e II Divisão apresentam elementos com muito valor, que muitas vezes apenas precisam de uma oportunidade, e este tipo de transferências internas até acaba por ajudar determinados clubes...há muito que o VM (ler aqui) defende que devia haver uma maior circulação do dinheiro a nível interno)?

Liga dos Campeões - A classificação dos principais campeonatos europeus está praticamente decidida, e com boas notícias para Portugal no que diz respeito à competição máxima de clubes a nível Mundial. O Porto será novamente cabeça de série (evita assim o Real, Barça e Bayern), enquanto que Benfica e o Braga (caso passe o apuramento, será mais curto se o Chelsea vencer a final de sábado) vão estar no 2º pote (evitam o City, Tottenham caso o Chelsea não conquiste a LC, Shakhtar e Zenit). VM - Ter 3 equipas na LC já é memorável, ter as 3 nos 2 principais potes (entre as 16 melhores do Mundo) é notável. A época passada Porto e Benfica tiveram grupos acessíveis devido a esta mesma posição no Ranking, e considerando as equipas que vão estar presentes na edição 2012-13, tudo leva a crer que podemos ter novamente clubes portugueses nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Adeptos do Braga a torcer pelo Chelsea no próximo sábado? Evitando equipas como a Udinese, PSG e Málaga as hipóteses de Porto, Benfica e Braga chegarem aos oitavos-de-final são elevadas? Até onde podem ir as equipas portuguesas na próxima edição da Liga dos Campeões? Este Ranking é a prova de que Portugal está neste momento entre as melhores 5 ligas da Europa (ou o que fazem os 4 "grandes" não traduz a competitividade do nosso campeonato, a falta de qualidade em algumas equipas e principalmente a ausência de público nas bancadas)?

Pote 1: FC Barcelona, Manchester United, Bayern, Real, Arsenal, FC Porto, AC Milan, Chelsea (se ganhar a LC) ou Valencia (se o Chelsea perder frente ao Bayern). 
Pote 2: Benfica, Shakhtar, Zenit, Man City, Valencia (se o Chelsea ganhar a LC), Tottenham (se o Chelsea perder a LC, caso contrário passa para a Liga Europa), Braga (se chegar à fase de grupos).

Etiquetas: , , , , ,