Pizzi é o "Porfírio" eleito pelo VM para o Euro 2012

No Euro 96 António Oliveira surpreendeu tudo e todos com a chamada de Hugo Porfírio (extremo esquerdo, com 22 anos na altura, que estava emprestado pelo Sporting ao Leiria). O seleccionador justificou a presença com a perspectiva de a curto prazo Porfírio (foi dispensado pelo Sporting, passou pela Premier League, Santander e Benfica mas fez uma carreira muito fraca) ser uma mais-valia na selecção, principalmente pela posição que actuava (desde as lesões de Futre que era uma das lacunas de Portugal, e continuou a ser até Ronaldo) e por uma convocatória com 23 jogadores permitir fazer uma experiência. Tendo como base a lógica de António Oliveira, aliás seguida por outros seleccionadores (é frequente as grandes selecções levarem 1 ou 2 jogadores jovens para uma fase final, Walcott foi um desses exemplos), o VM entende que Pizzi (emprestado pelo Braga ao Atl. Madrid) devia ser o 23º eleito por Paulo Bento para o Euro 2012.

- Foi uma das grandes revelações da Liga na época passada (quem não se recorda dos 3 golos que marcou no Dragão ao Porto de Villas-Boas), era pretendido por várias equipas de Top no último Verão e acabou por ser emprestado pelo Braga ao Atl. Madrid (o VM tinha avisado que era um erro, pois dificilmente o português ia ter espaço com a concorrência de Salvio, Adrian, Turan e Diego). Pouco ou nada jogou (e por isso vai contra os nossos critérios de só chamar elementos que sejam titulares), está totalmente esquecido neste momento (ainda há 10 meses era um dos jogadores mais falados em Portugal e Bento até chegou a pensar na sua chamada), desvalorizou-se, mas na nossa opinião é um valor seguro do futebol português (não temos dúvidas que teria sido figura no Braga esta época) e caso tenha espaço para voltar a desenvolver o seu futebol será a partir de 2014 a melhor alternativa aos titulares Nani e Ronaldo (Quaresma faz 30 nesse ano, e as nossas opções para as alas com alguma qualidade são cada vez mais escassas). Nesse sentido, nada melhor que aproveitar este 23º lugar da selecção para convocar um jogador de 22 anos com o propósito de dar-lhe experiência, confiança e a motivação para que volte a apresentar o rendimento do passado e a curto prazo passe a ser uma opção válida na selecção. Além da convocatória no sentido da "injecção de moral", seria o chamado 2 em 1, já que Pizzi é um extremo rápido (seria alternativa aos 3 que nomeamos), talentoso, com uma boa finalização e pode igualmente desempenhar funções na zona central como 10 e 2º avançado.

PS - Como referimos desde o 1º post, estes são os nossos 23 e não pretendemos que os leitores concordem com as escolhas (a resposta do não concordo é absurda...a caixa de comentários serve para que cada leitor indique a sua lista). Tivemos o cuidado de referir os 12 jogadores que vão de certeza ser chamados por Bento: Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Veloso, Meireles, Nani, Moutinho, Ronaldo, Postiga e Almeida (sendo certo que vão ser convocados, concordemos ao não com as escolhas tínhamos de os mencionar), e apenas acabamos por nomear os restantes 11 elementos. Percebemos algumas críticas, amanhã certamente também vamos criticar a lista de Paulo Bento, mas conforme demonstramos no passado a nossa confiança em relação à prestação de Portugal na Polónia/Ucrânia é total (vamos garantidamente chegar às meias-finais).

Etiquetas: