Inglaterra: Mais notícia pelas polémicas que pelos troféus, sem conquistas desde 1966 e com Rooney ausente nos dois primeiros jogos, apesar do forte apoio teremos um novo desaire inglês?

Depois de falhar o apuramento para o Europeu 2008, a Inglaterra está de volta à maior competição de selecções do Velho Continente, com a ambição de erguer pela primeira vez o troféu . Num país em que se vive intensamente o futebol, a exigência é máxima, e o apoio será novamente em grande número (nesse aspecto os ingleses batem a concorrência aos pontos). O conjunto inglês está inserido num grupo complicado, com Ucrânia, França e Suécia, não conta com Rooney nos 2 primeiros jogos, mas teoricamente disputará o primeiro lugar com a congénere gaulesa. No entanto, o facto da selecção de leste actuar em casa, bem como a qualidade dos nórdicos, poderá dificultar bastante a tarefa dos britânicos.

A poucos meses do início da prova, a saída de Fabio Capello (devido à retirada da braçadeira de capitão a John Terry, como consequência dos insultos racistas a Anton Ferdinand), treinador experiente e que comandou a equipa na fase de qualificação,foi um duro revés para as aspirações dos ingleses. O técnico italiano poderia acrescentar maior qualidade em termos tácticos, algo que tem faltado a um conjunto recheado de bons jogadores e com um apoio fervoroso. Para o substituir, o escolhido foi Roy Hodgson, ex-técnico do Liverpool. Com pouco tempo para incutir novas ideias, não é de esperar que o novo treinador altere a base da equipa. Veremos qual o efeito que terá esta chicotada psicológica: por um lado, o pouco tempo de trabalho poderá ter consequências na forma de actuar dos britânicos; por outro, poderá servir de motivação para os jogadores, pelo facto de ser um técnico nacional, que transmitirá melhor ao grupo a importância desta competição para o país.
Lista de Convocados: GR - Robert Green (West Ham), Joe Hart (Man City) e Jack Butland (Cheltenham)
DEF - John Terry e Ashley Cole (Chelsea), Leighton Baines e Phil Jagielka (Everton), Glen Johnson e Kelly (Liverpool), Phil Jones (Man United) e Joleon Lescott (Man City)
MED - James Milner (Man City), Scott Parker (Tottenham), Alex Oxlade-Chamberlain e Theo Walcott (Arsenal), Steven Gerrard, Jordan Henderson e Stewart Downing (Liverpool) e Ashley Young (Man United)
AVA - Danny Welbeck e Wayne Rooney (Man United), Andy Carroll (Liverpool) e Jermaine Defoe (Tottenham) VM - A grande novidade é a chamada de Oxlade-Chamberlain, que aproveitou a temporada menos conseguida de Aaron Lennon e do próprio Adam Johnson para ganhar um lugar entre os eleitos (Daniel Sturridge teve um papel de maior relevância no Chelsea, merecia a chamada). Destaque igualmente para as ausências de Rio Ferdinand e Kyle Walker, que seria titular indiscutível. (por lesão).
11 provável: Joe Hart, Glen Johnson, John Terry, Lescott e Ashley Cole; Scott Parker, Gerrard, Milner, Ashley Young e Theo Walcott; Danny Welbeck VM - Dadas as muitas opções à disposição de Roy Hodgson, é complicado definir qual será o 11 inglês. No quarteto defensivo, a lesão de Kyle Walker deixará caminho aberto para a titularidade de Glen Johnson, embora Phil Jones possa ocupar a posição. Gerrard deverá ocupar a vaga de Barry (lesionou-se); Parker é indiscutível e Milner deve assumir o papel de apoio ao avançado. Sem Rooney nos 2 primeiros jogos, e com a ausência de Lampard devido a lesão, a irreverência dos alas será decisiva, ficando a frente de ataque entregue a Welbeck, que realizou uma excelente temporada no Man United.
Estrelas: Joe Hart, Ashley Young e Wayne Rooney
Objectivo: Título
Previsão do VM: Quartos de final - Na opinião do VM, independentemente da posição em que seja apurada, a Inglaterra sucumbirá perante Espanha ou Itália. Prognósticos? Qual será o 11 de Inglaterra? Quais as principais ausências na convocatória? Até onde poderá chegar a selecção inglesa? Quem será a estrela na competição? Terry, Capello, Ferdinand, são mais do mesmo na habitual novela inglesa antes das grandes competições?

Etiquetas: ,