As questões que o campeão nacional vai ter de responder a curto prazo (adivinha-se um novo ciclo, já que no FC Porto vai haver um antes e um depois de Hulk)!

Questões que o FC Porto vai ter de responder a curto prazo: 

- A principal, mais pertinente e que vai claramente ter um impacto forte no Verão dos azuis e brancos. Como solucionar a saída de Hulk? O brasileiro vai abandonar o clube (deverá sair para o Chelsea ou PSG por uma verba próxima dos 60 milhões), o que originará um novo ciclo. Como aconteceu com Quaresma, existirá um antes e um depois de Hulk nos dragões. O brasileiro é um jogador único no futebol mundial, foi determinante no sucesso recente dos azuis e brancos, pelo que será extremamente complicado colmatar a sua saída. A maneira como a direcção portista vai canalizar o encaixe financeiro da venda do Incrível, poderá fazer uma aquisição directa (apenas 1 jogador de Top por uma verba ao nível do que investiu em Danilo e Alex Sandro) ou optar por 2/3 elementos jovens que actuam em posições ofensivas mas que sejam mais em conta em termos económicos (Jefferson Montero e Wellington Nem) será um das questões do defeso, a outra é se o Porto continuará a ter sucesso sem Hulk (no passado conseguiu sempre resolver a questão das saídas, mas este ano isso já não aconteceu com a situação de Falcao).
- Como resolver as pastas Álvaro Pereira, Rolando, Fernando e Varela? Os dois primeiros revelaram descontentamento durante esta temporada (Rolando já se retratou publicamente, mas uma provável presença no Euro 2012, será boa para um eventual negócio), pelo que com boas propostas irão ser alvo de transferências. Fernando manifestou igualmente interesse no passado em deixar o Dragão e este defeso o processo poderá ser semelhante, ao passo que Varela realizou uma temporada inferior à anterior no que ao nível exibicional diz respeito, pelo que o seu passe desvalorizou. Se os 4 vierem a sair, quem os substituiu: reforços ou "prata da casa" (Tiago Ferreira, Atsu, Emído Rafael)?
- Avançado? Posição que apresenta uma lacuna em termos de qualidade. Kléber pode dar mais no futuro, pois tem boas caraterísticas e ainda é novo, mas Janko não é solução, como tal, este sector será certamente alvo de atenção neste defeso.
- Qual o futuro dos jogadores emprestados (Kelvin que é quanto a nós um jogadores com mais técnica pura a actuar em Portugal devido a ser 1993, ou seja, ainda júnior, devia ser emprestado mais 1 ano)? Neste lote incluímos Guarín, Belluschi, Ukra, Castro, Beto, Miguel Lopes e Atsu. Guarin e Belluschi, poderão representar importantes encaixes financeiros ao clube. Manifestaram vontade em sair no último mercado de inverno, pelo que um eventual regresso, e tendo em conta que Vítor Pereira se manterá em funções, é de todo improvável. Ukra, Castro, Beto, Miguel Lopes e Atsu, deverão fazer a pré-temporada, para posterior avaliação. Podendo também ser vendidos, de novo emprestados, ou inclusivamente fazer parte do plantel do FC Porto versão 2012/2013 (aqui as saídas/futuras entradas terão um papel preponderante).
- Os Jogos olímpicos serão um problema no início da próxima temporada? Se o FC Porto vender Álvaro Pereira e Alex Sandro estiver presente na competição, quem será o lateral esquerdo no início da época? Emídio Rafael?  
- E por último, vai ou não haver equipa B? Caso o FC Porto avance com a mesma (a hipótese anunciada pela comunicação social em que o Trofense poderia funcionar como clube satélite dos dragões, já foi desmentida pelo presidente do mesmo clube), não fará sentido que tenha na sua constituição jogadores com idade superior a 22 anos. Tendo em conta que os jogadores emprestados pelos azuis e brancos nunca iriam jogar pela equipa B (olhando à idade e ao estatuto), a contratação de jogadores jovens e com elevado potencial, bem como um bom aproveitamento dos juniores de 2º ano do clube (Tiago Ferreira e Tó-Zé principalmente, Vion, e pouco mais já que a equipa é manifestamente fraca) deve ser o procedimento adequado. André Pinto, Kelvin, Ventura, entre outros, emprestados a clubes da primeira divisão, não faria sentido disputarem a próxima edição da Liga Orangina, pois seria um claro retrocesso na carreira.

Em suma, considerando apenas os elementos que terminaram a época fazendo parte do plantel do FC Porto, o clube deverá vender pelo menos Hulk, Álvaro Pereira e Rolando (tendo em conta o encaixe financeiro e o possível descontentamento). Poderá obter um retorno na ordem dos 90M€ (55/60 + 17 + 10, aproximadamente). Na lista de contratações (tendo em conta as saídas referidas atrás), será necessário um defesa central, um ou dois extremos (James rende muito mais no centro do terreno; Ukra e Atsu terão durante a pré temporada oportunidade de mostrar que podem fazer parte do plantel), e um ponta de lança, a velha história a que já assistimos neste presente ano.  Poderá também chegar ao Dragão um médio, sendo para isso importante a situação de Souza, já que apenas 4 elementos para o meio campo, é muito pouco para uma equipa que estará envolvida em quatro competições. Como os clubes portugueses, são acima de tudo vendedores, boas propostas por alguns elementos (Fernando, Varela foi associado à Roma, Otamendi, entre outros), ou algum clube que pague a respectiva cláusula de rescisão dos jogadores, também poderá implicar mais saídas. Os Jogos Olímpicos, poderão levar o FC porto a avançar por um defesa esquerdo (a condição física de Emídio Rafael também será um factor a ter em conta). 

A. Carvalho

Etiquetas: