James Harden é o melhor "6º jogador" da NBA até ao momento

O All-Star Weekend, marcou a divisão entre a primeira metade da temporada e a segunda, pelo que o VM decidiu nomear o Rookie do Ano, sexto melhor jogador, defesa do ano, MIP (Most Improved Player), melhor treinador, MVP (Most Valuable Player) e o cinco ideal da NBA até ao momento.

Na opinião do VM, o melhor "6º jogador" da NBA até à data, é James Harden. O jogador dos Oklahoma City Thunder apresenta médias de 16.5 pontos, 4.2 ressaltos, 3.6 assistências e 1 roubo de bola em 31.7 minutos de utilização por jogo. Apenas titular em 2 jogos, o atirador dos Thunder é peça fulcral no êxito da equipa. É basicamente um marcador de pontos (85.2% de eficácia da linha de lance livre e 47.2% nos lançamentos de campo), o que lhe permite ser o terceiro melhor anotador do conjunto, apenas superado por Kevin Durant e Russell Westbrook, bem como o líder da liga entre os elementos provenientes do banco. Extremamente importante na gestão do jogo, já que permite minutos de descanso às duas estrelas do franchise, bem como que a equipa não sofra grandes quebras no rendimento ofensivo, quando pelo menos uma delas não se encontra em jogo. A completar o top-5 encontram-se Lou Williams, Mo Williams, Thaddeus Young e Jason Terry, por esta ordem. O base dos Sixers tem sido preponderante na boa campanha de Philadelphia, enquanto que Mo Williams, com a sua experiência e facilidade de lançamento, tem sido o braço direito de Chris Paul no comando dos jovens Clippers, prejudicados com a lesão de Chauncey Billups. Thaddeus Young, apesar de companheiro de equipa de Lou Williams, não podia deixar de estar presente no top, pois os Sixers, serão porventura o conjunto mais homogéneo da liga, onde o extremo, com a sua capacidade atlética, é um jogador essencial. Jason Terry, "JET", é aquele jogador que todos os conjuntos gostavam de ter no seu plantel. Experiente, um incrível marcador de pontos (em certos jogos parece ser capaz de marcar de qualquer lugar do campo) e um grande agitador do publico, é peça essencial dos Mavericks, principalmente na fase "a doer" da competição. Qual o top-5? Considera que algum destes jogadores deveria fazer parte do cinco inicial das suas equipas? 

PS - Um bom "6º jogador" numa equipa, não será obrigatoriamente bom noutro conjunto. Factores como a motivação, ambiente de grupo, confiança, são essenciais. É o que parece estar a afectar Lamar Odom, melhor "6º jogador" na temporada passada, que este ano apresenta números longe daquilo que é capaz em Dallas, tendo já andado pela D-League.

PS (2) - Ontem os Thunder derrotaram os Suns por 115-114. Westbrook fez 10 assist e 31 pts; Durant 30 pts; Harden 30 pts; e Ibaka: 20 reb, 18pts e 3 Blk. Quando é que foi a última vez que 3 jogadores da mesma equipa chegaram aos 30 pontos? Os Thunder são neste momento a melhor equipa da NBA? Destaque igualmente para a derrota por 32 pontos dos Celtics frente aos 76 ers, e para o triunfo dos fracos Wizards diante dos Lakers.


A. Carvalho

Etiquetas: