Axel Witsel: O "reforço bomba", que parece talhado para os grandes jogos

Quando no início da época, o Visão de Mercado apelidou Axel Witsel de "reforço bomba", muitos duvidaram (aqueles que não viam o campeonato belga e que na altura não se deram conta da dimensão que era esta aquisição), mas a verdade é que passado 6 meses, poucos colocam em causa a qualidade do médio belga e a dimensão que tem no Benfica.

Foi uma contratação que acrescentou enorme qualidade à nossa liga, não só pelas suas características, mas também pela projecção internacional que o ex-Standard Liége já tinha. Ao longo desta temporada, pudemos observar que o talento de Witsel vem ao de cima nos jogos de grande importância (o melhor em campo do Benfica frente ao Man Utd, Sporting, Zenit, Twente e Porto). Isto pode-se explicar pelo facto de nos encontros para a liga, a presença de mais um elemento no meio campo benfiquista não apresentar a mesma influência no rendimento da equipa (principalmente em termos defensivos), algo que não se verifica nas partidas com adversários de maior valia. A sua capacidade técnica, física, lucidez e experiência (apesar de só ter 23 anos) têm sido fundamentais para Jorge Jesus. O belga é igualmente um jogador bastante versátil, tendo já actuado em todas as posições do meio campo (médio defensivo, interior, a 10 onde actua preferencialmente na selecção belga, a extremo) e inclusive a lateral direito. De destacar também o seu esforço em aprender e dominar a língua portuguesa (fala um português correcto e notável), o que nem sempre é respeitado pelos estrangeiros do nosso campeonato.

Tivesse o campeonato português em todos os defesos este acrescento de qualidade e a presença dos clubes nacionais em fases adiantadas das competições europeias seria uma realidade frequente. Podemos considerar Witsel o jogador mais importante do Benfica (não confundir com melhor, algo que não importa neste caso)? Por onde passará o futuro do belga, dado que as suas exibições na Champions League têm feito aumentar os interessados no seu concurso? Para os próximos anos, conseguirão os encarnados e os clubes portugueses adquirir craques desta valia para o nosso campeonato? 

Etiquetas: