Quantos mais "El Clásicos" são necessários para que todos percebam de uma vez por todas que o Real está muito longe do poderio do Barça, que os merengues tem um complexo de inferioridade em relação aos catalães, e que Guardiola é superior a Mourinho?

Nota prévia: Como já admitimos por mais do que uma vez no passado (inclusive ontem), apesar de reconhecermos que este Barcelona é a melhor equipa do Mundo e uma das melhores da história, devido ao tratamento especial que tem tido nos últimos anos não apreciamos nem gostamos dos catalães. Aliás, como não nutrimos nenhum gosto particular pelo Real (apesar de para nós Ronaldo ser o melhor jogador português de sempre, Mourinho uma das figuras mais importantes do desporto nacional de todos os tempos, e tanto Pepe como Coentrão serem 2 jogadores que muito apreciamos). Equipas a sério são o Nápoles e o Bilbao, agora Barça e Real para nós são uma espécie de "madames". Posto isto. A época passada o Real de Mourinho defrontou o Barcelona por 7 vezes, sendo que apenas ganhou por uma vez e já no prolongamento. Na altura, tal como nestas semanas que antecederam o "El Clásico" o discurso era semelhante: o Real está e é mais forte, Mourinho sabe como ganhar ao Barça, Ronaldo vai decidir. No entanto, o resultado de ontem também foi o mesmo da época 2010-11: domínio total dos catalães, um complexo de inferioridade brutal dos merengues em relação ao Barcelona, e mais um passeio da melhor equipa da actualidade (que nem com o golo que sofreu aos 20 segundos e a desvantagem que tinha na tabela classificativa tremeu).

Na nossa opinião, apesar da derrota, o Real Madrid continua com fortes possibilidades de vencer tudo esta época (na La Liga à excepção da deslocação a Bilbao e a Barcelona vai vencer os seus jogos com facilidade, e na LC caso evite os catalães não terá grandes problemas em ultrapassar os seus duelos). No entanto, e se no caso do complexo de inferioridade o único antídoto são as vitórias nestes clássicos, outras questões, como contrariar a pressão do Barcelona sobre o portador da bola e a posse da mesma por parte dos catalães podiam ser corrigidas. No defeso os merengues deviam ter tentado tudo por tudo para contratar Fabregas pois sem ser os médios do Barcelona é o único jogador do Mundo que consegue fazer posse e contrariar o jogo catalão. Xabi é demasiado lento e passivo nestes jogos, e Ozil tenta fazer tudo em velocidade, não conseguindo ter a capacidade de pausar o jogo, tirar a bola das zonas de pressão e com isso desfazer a teia do Barcelona. É certo, que na teoria é fácil afirmar isto, contudo, acreditamos que seria uma solução. O que parece ser mesmo uma certeza é que este Real esta época vai perder 90% dos jogos que fizer contra o Barcelona. Aliás, neste momento só a posse de bola do City com Touré, Nasri, Silva e Aguero consegue rivalizar com o Barcelona (mas infelizmente já não estão na LC), depois um Bayern com um Robben e o Ribery num dia sim também teria algumas hipóteses, o próprio poderio físico do Chelsea (no passado recente foi a única equipa que realmente deu luta a este Barça) com um Torres noutro momento na nossa opinião dava mais luta que o próprio Real (aliás os merengues com o seu complexo de inferioridade tem menos hipóteses que estas equipas que citamos), e a garra de alguns conjuntos (como aconteceu este ano com o Bilbao e Valencia) pode incomodar os catalães, mas a verdade é que é muito complicado bater o único "papão" do futebol Mundial.

E se em termos colectivos vimos um Real com medo, no que diz respeito às individualidades (Di Maria, Benzema e Marcelo foram os menos maus) o cenário também não melhorou. Ronaldo provou aquilo que temos vindo a referir. Uma pessoa que se diz o melhor do Mundo, não se pode esconder dos jogos como ele, tem de defender, tem de vir atrás buscar a bola, ser ele a assumir o jogo, e resolver. Mas ao invés denotou mais uma vez as suas fraquezas no 1 contra 1, a que juntou uma exibição como é hábito contra o Barça muito apagada (inclusive falhou onde ele é mais forte, na finalização). Hoje em dia os jogos não se decidem pelo individual mais pelo colectivo, contudo, o jogador mais caro do Mundo devia ter a capacidade de desequilibrar, assumir o jogo, e resolver. Agora apenas finalizar a "papinha" feita por Ozil, Marcelo e Di Maria, ou marcar de livre é muito pouco. Depois Guardiola provou que é 10 vezes melhor que Mourinho. Lê melhor o jogo, tecnicamente é de outro nível, tacticamente nem se fala, e a conversa do costume que nunca treinou outra equipa já cheira mal, porquê ele até com a equipa B do Barça goleia na LC. É um poliglota, seja em castelhano, catalão, inglês ou italiano sabe sempre o que dizer, sem ser incorrecto, e a maneira como ele incutiu este estilo de jogo no Barcelona é brilhante (uns podem dizer que é mérito dos jogadores, mas o ex-médio até se dá ao luxo de actuar com 3 defesas frente ao Barcelona, com jogadores da formação de reservas, e a dinâmica é sempre igual). 

Por último, Iniesta provou que é um jogador único no futebol Mundial (talvez até melhor que Messi, pois é uma raridade mesmo), o único que se aproxima é Silva, mas o jogador do City não é tão perfeito em termos defensivos e posicionais. Xavi idem, Messi igual, Dani Alves assusta, Pique é o melhor central do Mundo, Busquets um médio defensivo perfeito neste Barça...mas tudo isto vale muito pouco, porque os inocentes ainda acreditam que o Real é que está forte e que Xavi Alonso com a sua falta de intensidade e velocidade é que é bom, que Coentrão está a jogar na Liga Portuguesa e é melhor que os outros, que Lass e Khedira acrescentam mais qualidade que Busquets, ou que Ozil é melhor que Fabregas, Xavi ou Iniesta, até que Ronaldo é melhor que Messi, e Mourinho superior a Guardiola. Não entendendo que este Barcelona é muito mas muito superior ao Real Madrid. Aliás já o era no passado, e este ano com a contratação do melhor médio da Premier League, de um dos 5 melhores jogadores da Série A, e a aposta mais consistente em Cuenca e Thiago nem deixou dúvidas...a diferença dos plantéis é brutal. Quem (a nível individual ou colectivo) consegue contrariar este Barcelona? O que pode fazer Mourinho? A que se deve este complexo de inferioridade dos merengues em relação aos catalães? Porque razão 90% dos portugueses ainda continua a desvalorizar o plantel do Barcelona, jogadores como Pique, Busquets, Iniesta, etc, e até o próprio Guardiola? E por último, apesar de ser o melhor jogador português de sempre, será Ronaldo superior a Xavi, Iniesta ou Messi? Se o é, então, como se explica este seu rendimento nulo nos encontros com os catalães? Ou o problema é da equipa (mas o jogador mais caro do Mundo não devia conseguir compensar em termos individuais as lacunas do colectivo, aliás no frente-a-frente que promovemos 80% dos jogadores do Real para os visitantes não eram superiores aos do Barça)?

Etiquetas: ,