10 de Julho de 2011

Porto sem formação, Benfica sem portugueses, Sporting sem capacidade para contrariar a tendência...Soluções?

A quantidade inaudita de contratações de Benfica e Sporting (o Porto tem sido menos espalhafatoso, mas é o caso mais grave), abre novamente o debate sobre o papel do jogador português, a maneira como tem sido relegado para 2º plano e as consequências que isso acarreta  para a nossa selecção nacional. Depois de o Porto a época passada ter acabado a temporada sem nenhum jogador da sua formação no plantel (algo único na história do clube), 2011-12 com o empréstimo de Ventura e Castro o cenário não será diferente. Já no Benfica, com a saída de Coentrão o clube da Luz corre um sério de risco de jogar 95% das partidas na próxima época sem nenhum jogador português no 11. Por sua vez, o Sporting que era a excepção e de longe o melhor exemplo para o futebol nacional, não conseguiu resistir à tendência e contratou 12 jogadores (todos estrangeiros). Três clubes, três equipas que deviam ser exemplo para todas as outras a nível nacional, mas que com esta política em nada estão a contribuir para uma falta de identidade do futebol português. Algo que no imediato não preocupa, mas que daqui a uns anos (talvez 13, porque até ao Mundial 2022 o último ano que Ronaldo segundo o VM irá actuar, há uma boa base), quando os portugueses começaram a ver Portugal fora das grandes competições, irá preocupar...pode ser é tarde. No plano económico, está igualmente provado que o jogador português é dos que vende melhor no Mundo, como tal, esta aposta nula é uma má política de mercado (como querem vender jogadores como o Nani, Coentrão, Carvalho, se não apostarem neles?). Os outros clubes da Liga Zon-Sagres infelizmente dão continuidade a este flagelo e salvo algumas excepções o cenário para a próxima época é ainda menos animador. Como tal, parece-nos oportuno voltar referir o projecto que o Visão de Mercado elaborou para o futebol português e destacou no último mês de Setembro.

Soluções?

O Visão de Mercado sugere algumas soluções a aplicar pela Liga de Clubes, como forma a reduzir esta invasão de jogadores extracomunitários. As medidas são na nossa perspectiva realistas e de acordo com os padrões do futebol português. A saber:
- O número de inscrições na Liga ZON-Sagres fica fixado nos 27 jogadores, no entanto, desse número, pelo menos 5 jogadores terão que ter sido formados no clube (a mesma regra da UEFA: ter jogado pelo menos 3 anos no seu clube, entre os 15 e os 21 anos).
- Para equilibrar o número de jogadores portugueses no 11 inicial, sugerimos que obrigatoriamente em todos os jogos, as equipas coloquem 4 jogadores nacionais de inicio, como forma a que joguem pelo menos 64 portugueses no fim-de-semana desportivo. Esta medida, obrigaria os clubes nacionais a terem um plantel com pelo menos 10-12 jogadores nacionais, como forma de prevenir qualquer lesão ou castigo.
- Limitar as transferencias de jogadores do exterior para 8 ou 10 (desde que pelos menos 5 deles sejam internacionais por qualquer escalão de formação do seu país). Esta medida visa reforçar as trocas internas, fomentando a circulação interna do dinheiro e maior equilíbrio das contas dos clubes.
- Quanto à limitação de jogadores extracomunitários, consideramos essa medida um pouco xenófoba, preferindo a obrigatoriedade de utilizar jogadores nacionais, em vez de restringir a entrada de extracomunitários.

Em relação à II Liga, seria também razoável implementar a obrigatoriedade de inscrever mais jogadores portugueses (pelo menos 14 jogadores em 27, 5 jogadores da formação e 5 jogadores no onze inicial). Quanto aos escalões de formação, seria importante obrigar os clubes a utilizar pelo menos 8 jogadores nacionais no onze inicial, como forma de fomentar a formação de jogadores portugueses. É lamentável não conseguirmos estar de maneira assídua nas grandes competições juvenis (este Mundial sub-20 é a excepção), e pela forma como países como a Alemanha, Bélgica, França, Espanha e até a Inglaterra estão a trabalhar há muito perdemos o estatuto de potência ao nível da formação.

PS - Caso os 4 principais clubes nacionais utilizassem regularmente pelo menos 4 jogadores nacionais de inicio, formariam uma boa base de apoio para a selecção nacional, pois seriam 16 jogadores em competição acesa, quer na Liga Nacional, quer nas Competições Europeias. Quem ficava a ganhar era a selecção nacional!

Que medidas equaciona para uma melhoria do nosso futebol? O que acrescentaria ou retirava às ideias do Visão de Mercado para permitir evoluir a nossa Liga,  indirectamente ajudar o futuro da nossa selecção, e para dar mais condições ao jogador português? Recordamos que em 2004 (parece que foi há um século, mas foi há meia dúzia de anos) o Porto de Mourinho venceu a Liga dos Campeões com 9/10 portugueses a jogar assíduamente, como tal, a ideia de os clubes só poderem ser mais competitivos com jogadores estrangeiros não faz sentido. E se os nossos melhores querem sair, ao menos que se criem condições para outros apareceram e mostrar o seu valor...e para isso só actuando com regularidade.

63 comentários:

  1. E quem disse que a selecção interessa? Para mim e para milhares de contribuintes deste país ordinário, a selecção cada vez diz menos.

    Zé Povinho

    ResponderEliminar
  2. Acho que é um bom princípio, de certa forma útil para o futebol português. Não digo completamente útil, porque se os outros países não seguirem as mesmas orientações, torna-se injusto e desigual em termos de competições europeias.

    Por mim deveria ser a UEFA a "chegar-se" à frente.

    ResponderEliminar
  3. bla bla bla bla...

    Visto sermos um clube vendedor muitas dessas "regras" sao inviaveis!

    A meu ver a melhor coisa que poderia acontecer a formacao portuguesa seria o regresso das equipas b

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com a aplicações dessas regras, mas teria de ser a um nível europeu. Quais seriam as possibilidades dos clubes português a quando da competição com clubes de outras ligas europeias como Itália, Espanha, Inglaterra ,etc? As regras como temos actualmente são aquelas que possibilitam as equipas portuguesas chegarem longe nas competições europeias.
    Claro que alguém pode dizer " a equipa do Mourinho no Porto tinha imensos portugueses e era das melhores da Europa". Tudo bem mas isso acontece 1 vez em 100 , e o actual Barcelona é outro exemplo disso ( sem ser obviamente o messi)

    ResponderEliminar
  5. Queria apens fazer um repara VM, Tirem o fundo, pois em muitos locais (como por exemplo no jogador de basket e nas rodas da bicicletaa)nao da para ler bem as letras.
    Cumprimentos
    (Nao é preciso aceitarem o coment :)

    ResponderEliminar
  6. é uma boa sugestão sim, mas engraçado que se contradizem por completo, pois quando sugerem contrataçoes aos 3 grandes nao os vejo a elegerem jogadores portugueses para tal, mesmo na tal lista de 13 a 15 jogadores que deverão ser contratados pelo sporting, nunca apontaram nenhum jogador portugues para o efeito, é verdade sim que o sporting este ano aposta menos no jogador portugues mesmo a nivel de contrataçoes.. mas ainda assim temos Patricio, Tiago,João Pereira,Carriço, João Gonçalves, Bruno Pereirinha ( que nao deverá ficar no plantel, excepto se joao gonçalves confirmar que a lesao no joelho é mesmo grave ) André Santos, André Martins, Yannick Djaló e Helder Postiga. eu vejo 10 jogadores portugueses e apenas contando com os que muito provavelmente farão parte do plantel deste ano, sendo que desses 10 pelo menos 5 deles deverão ser titulares... sendo assim parece-me que mesmo contando com as imensas contrataçoes de estrangeiros da parte do sporting nunca deixámos de apostar no jogador portugues e continuamos a ser dos clubes com mais portugueses no plantel igualmente com o rio ave! outra questão ainda é.. que nunca tivémos qualquer problemas na seleçao de jogadores para as listas da UEFA, ao contrario do Benfica por exemplo.

    ResponderEliminar
  7. isso iria aumentar o numero de nacionalizacoes.

    ResponderEliminar
  8. Eu também acho que o VM tem alguma "culpa" nisto .

    Porque se vocês estão a apresentar para aumentar os Portugueses nas equipas portuguesas ... quando fazem aqueles posts a sugerir ou centrais , ou extremos ou seja o que for raramente se vê lá um Português . Por isso ( e desculpem que vos diga ... mas é das poucas coisas que não concordo com o VM ... Já o tendo dito diversas vezes ) acho que vocês estão a ser um pouco " falsos " nesse aspecto .

    Porque tanto fazem e sugerem uma lista de jogadores estrangeiros como depois querem soluções para aumentar os jogadores portugueses no campeonato .

    Enfim , é apenas a minha análise . Mas quanto às soluções acho-as todas muito possíveis e bem pensadas.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  9. Antonio Manuel10/07/2011, 12:54:00

    Empréstimo do Castro????? quem vos disse isso? lol O Castro vai ficar no plantel do Porto podem estar descansados e vão perceber o porque nos proximos dias.
    Quanto a soluções a solução já esta a ser encontrada pelos clubes e é o surgimento das equipas B´s outra vez mas agora com a hipótese de poderem jogar na 2divisão isto vai fazer com que os jogadores possam crescer dentro do clube e não tendo que ser emprestado obrigatoriamente a outros clubes.
    Quanto ao resto não passa de sugestões irreais que não vão avançar. Nem a uefa vai chegar a frente com algumas decisões porque os clubes grandes não o querem também.

    ResponderEliminar
  10. O conjunto de medidas que propõem parecem-me boas e adequadas, qualquer pessoa vê que a solução passaria por aí. Poderia haver algumas dificuldades pontuais para as cumprir devido a alguns imponderáveis como as lesões.
    No entanto, creio que a sua implementação teria que ser gradual. A sua implementação no imediato parece-me impraticável.

    ResponderEliminar
  11. Não sei até que ponto podiam ser aplicadas estas regras, uma vez que Portugal pertence ao espaço schengen.

    Foi neste "convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países europeus signatários" que foi baseada a defesa da lei bosman.

    Depois, medidas destas iriam retirar força as equipas portuguesas nas competições europeias

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente não concordo nada com isto! Já sei que provavelmente vou ser insultado de todos os lados mas é a minha opinião...
    Os clubes não têm nada a ver com a Selecção Nacional. Ponto.
    Há muitos jogadores portugueses nos escalões de formação, e é aí que as selecções devem começar a formar grupos de jogadores. Se a selecção quer ter uma equipa forte, deve trabalhar bem desde os sub-15 ou assim... O objectivo de todos os clubes é ganhar, e não dar jogadores à selecção.

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa VM pelo que vou dizer a seguir mas é aquilo que penso, publiquem se quiserem, digo também que não será isso que me fará deixar de vir aqui.

    A vossa cor clubística não pode ser escondida, por mais que digam que não, e até entendo o porquê de o fazerem, porque "eles" são mais que os outros, é a triste verdade (e é também a justificação para % de analfabetismo em Portugal), desta forma vocês dizendo bem agradam à maior fatia de adeptos, a Comunicação Social faz igual, eles gostam que lhes massajem o ego, que digam bem dos craque contratam, é engraçado como em 10 jogadores contratados pelo Benfia 9 são craques e o outro tem potencial para ser craque, é quase sempre assim.

    É que o Sporting não fez um único jogo e, curiosamente, já não tem hipóteses de ganharo que quer que seja.

    Pergunto-lhes agora:
    -O FCP e o Inter de Mourinho eram as melhores equipas do planeta quando ganharam quase tudo numa época?
    -O Braga de 2009/2010 era o 2º melhor plantel do Futebol Português?

    Os nomes dos jogadores ainda não jogam, felizmente. Estará tudo dependente da dinâmica de grupo criada, da organização táctica, da qualidade que o Futebol da equipa terá, da ambição dos jogadoress, do entrosamento, etc etc.
    Por favor não caiam no erro da Comunicação Social de fazer favores para vender jornais (neste caso para ter visitas).

    ResponderEliminar
  14. Lourenço Paour10/07/2011, 13:02:00

    o Sporting devia contratar joao silva portugues joga no everton esteve este ano emprestado ao leiria e é um ponta de lanca alto

    ResponderEliminar
  15. Só não concordo com a medida de quererem 4 jogadores nacionais de inicio porque creio que impôr que 5 jogadores formados no clube e limitar os extra-comunitários a pelo menos 3/4 iria ser o suficiente para as equipas já começarem a utilizar mais o jogador nacional!Obrigar a 4 nacionais logo de inicio iria ser um pouco complicado porque embora haja bastante qualidade no jogador português também não são todos CR7s,Nanis e Fábios Coentrão que permitam qualidade no futebol nacional nas Competições Europeias e qualidade financeira. Como se pode ver a nível europeu até as grandes equipas por vezes não utilizam quase jogadores nacionais nos seus 11 iniciais o melhor exemplo são o Arsenal e o Inter, este último tendo mesmo disputado uma final da Champions sem italianos na 1ª equipa! E vendo bem as restantes equipas de alto nível talvez só mesmo o Barcelona utilize tantos jogadores nacionais. Portanto como disse anteriormente limitar os extra-comunitários bastaria para a aposta em jogadores portugueses aumentar!
    VM continuem com o excelente trabalho que têm desenvolvido na análise desta pré-época!
    SL

    ResponderEliminar
  16. o benfica ultimamente anda a comprar de forma maluca.. e sempre por kantias elevadas kalker dia bem k vai a falencia pois em 30 k compram 3 sao bons..

    e deparando se ja cm a situaçao k tem na dificuldade das inscricoes, ainda vao continuar k nem loucos no mercado.. enfim..

    miguel fernandes

    ResponderEliminar
  17. completando o meu raciocinio, apesar de tudo, julgo que a regra mais discutivel seria a de impor um numero minimo de titulares de nacionalidade portuguesa. Julgo que seria mais adequado impor um numero minimo de jogadores nacionais no plantel porque assim acabaria por ser titulares os 3 ou 4 jogadores na mesma. Agora impor um numero minimo de titulares portugueses iria conduzir a situações em que um jogador estrangeiro iria ser relegado para o banco mesmo que fosse melhor e trabalhasse melhor que o portugues para a mesmo posição, somente para efeitos de serem cumpridos os regulamentos. Parece-me que isso choca com os principios básicos de justiça.

    ResponderEliminar
  18. VR nao vejo o porque de os clubes portugueses nao terem qualidade de competir com italia , inglaterra e espanha , desses 3 apenas espanha está acima de nos a nivel de formaçao , porque talentos aqui em portugal é o que nao falta , o que falta é a aposta neles , a quantos anos é que a espanha nao tem o melhor do mundo ? e a italia? e inglaterra? Nos na minha opiniao temos no minimo 4 no top 20 do mundo que sao Ronaldo , Nani , Carvalho e Pepe.

    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  19. A solução irá passar obrigatoriamente pelo aparecimento das equipas B's a jogar na Liga Orangina.

    Jogadores que os clubes emprestam a equipas que jogam em 2as divisões que não são melhores que a Liga Orangina, passam assim a treinar com o plantel (os melhores jogadores), mas acabam por poder jogar com regularidade a um nível competitivo mediano...

    Por outro lado temos a questão financeira, pois muitas vezes os clubes emprestam os seus jogadores "excedentários" porque o clube que recebe paga salários. Ainda assim penso que compensa o esforço porque há um acompanhamento mais fácil dos jogadores.

    Penso que isto teria sido útil com jogadores como Freddy Adu, Fellipe Bastos, Eder Luis, Zoro, Edcarlos, Shaffer, Patric (da parte do Benfica) já que eram jogadores com qualidade, mas sem estofo para jogar num clube grande.

    ResponderEliminar
  20. Caro Deus Bruno, aposto aquilo que tu quiseres como a maioria dos colaboradores de VM são tb sportinguistas. Acho, por isso que o teu comentario nao faz qualquer sentido.
    O ataque cerrado que eles fazem à equipa do SCP e a forma, sempre construtiva, como o criticam e apontam defeitos é, para mim, a maior prova do seu sportinguismo

    ResponderEliminar
  21. ja disse no outro dia e volto a repetir, ou se tem uma boa liga ou uma boa selecçao. no entanto se essas regras fossem aplicadas era melhor para a selecçao mas ficavamos muito mal em relaçao das outras principais ligas da europa, por isso se essas regras tivessem de ser aplicadas, seriam em toda a europa, para ficar de igual para igual.

    o sporting é exemplo disso quis apostar na formaçao e nos jogadores portugueses e viu-se o que aconteceu.

    cumps

    ResponderEliminar
  22. Para mim, essas decisões têm de passar mais por uma acção da UEFA do que da Liga, porque como já referi num post anterior, essas soluções que nos salvariam o futuro, seriam catastróficas no curto prazo, se não forem uniformizadas por toda a Europa.

    E nesse sentido, acho que há duas regras que se impõem, principalmente agora, que surgem em todos os defesos injecções de dinheiro externo ao ciclo natural do futebol.

    Há que limitar o valor máximo que um clube pode gastar em transferências , assim como os respectivos tectos salariais... o objectivo é asseguarar a igualdade e a competitividade no período de transição de regulamentos.

    ResponderEliminar
  23. O Sporting contratou 12 estrangeiros, Mas mantem os mesmo portugueses titulares da época passada, Patricio, Andre Santos, Joao Pereira, Carriço, Yannick e Postiga.. E ainda acrescenta Andre Martins, Zezinho, Joao Gonçalves e mais recentemente o Pereirinha.
    Por enquanto sao 10 Portugueses num plantel de 24/25
    O Sporting continua sem comparaçao aos adversarios, no que se trata a portugueses.

    E como aqui alguem falou a selecçao nao interessa? Isso é aos tasqueiros que nao tem um minimo de cabeça, so ve clube a frente, é gente que nao interessa a ninguem e vice-versa.
    Se nao tem orgulho no que é portugues, Saia daqui! E se isso inclui qualquer país em que esteja, saia deste mundo que nao faqz falta a ninguem

    ResponderEliminar
  24. ridiculo...posso contrapor o sporting q voces dizem q era um exemplo pois bem eu ñ quero esse exemplo n meu clube..eu quero ganhar e quero bons jogadores sejam chinenses brasileiros ou da coreia d norte..o sporting tinha mtos portugueses q nem no guimaraes e afins tinham lugar...(ex:pereirinha) dos portugueses do sporting repito nenhum teria lugar no 11 inicial do campeao FCP 2010/11
    O sporting teve q mudar pois poderia descer de divisao..o ano passado jogou ao nivel do portimonense e este desceu..
    concordo cm um minimo de 8 jogadores portugueses por plantel(25) 1 ou 2 da formaçao..
    se m perguntarem se gostava q o FCP tivesse mais jogadores da formaçao eu digo q sim obvio..mas teriam q ter qualidade e relembro mto jogadores q nasceram na formaçao d porto ñ teriam lugar n 11 do porto tais cm vieirinha;p.machado;h.barbosa;candeias;b.gama;r.costa;h.almeida;
    o BOM jogador portugues esta na sua maioria n estrangeiro a jogar ou a espera de dar o salto..

    ex: inter- 0 italianos
    arsenal- 0 ingleses
    r.madrid- mais portugueses no 11 q espanhois(cassilas;s.ramos;xalonso)somente 3 espanhois
    chelsea- 3 ingleses no 11(lampard;a.cole;terry)
    milan- somente 1 ou 2 italianos a titular visto q pirlo saiu;nesta esta velho;zambrotta tb..cassano podera ser usado numa troca.. somente o g.r e talvez mais um jogadro q campo ira jogar esta epoca..´


    ass:invictus

    ResponderEliminar
  25. Equipas B de volta RAPIDO!

    ResponderEliminar
  26. Concordo com a maioria das medidas, e apesar de proventura parecer xenófoba, a regra de limitação de extracomunitários era essencial, em Espanha só podem inscrever 3, é suficiente, eles que tentem dar a volta ao texto com as duplas nacionalidades, só demonstra a real vontade que podem ter ou não esses estrangeiros para participar na nossa liga!

    O Barcelona é o melhor exemplo de como a aposta na formação e nos jogadores nacionais pode trazer frutos, não foi devido a essa aposta que deixou de ser a equipa que melhor futebol pratica actualmente e além disso ganha títulos!

    ResponderEliminar
  27. Boas...

    Entrarem 4 jogadores portugueses de inicio obrigatoriamente?
    Isso não faz sentido nenhum...como é que explicas a um jogador de um plantel que muito embora ele seja muito melhor que outro..não vai jogar porque é estrangeiro.

    É absurdo...

    Nada tem a ver com incentivar a contratação de portugueses com as outras medida..

    Agora condicionar as opções de um treinador dentro do próprio plantel não tem sentido.

    Acho que não pensaram muito bem no que escreveram.

    ResponderEliminar
  28. Na minha opinião acho que não são os clubes portugueses a "darem" jogadores à selecção, mas sim os clubes no geral a nivel mundial. O objectivo da selecção portuguesa é formar a melhor equipa de jogadores portugueses, agora se estes jogam em Portugal ou na China não interessa. O que interessa é serem os melhores.

    E concordo com alguns comentários quando voces perdem a razão quando por um lado criticam os clubes por não contratarem jogadores portugueses, mas depois no que toca a dar a opinião a futuros reforços, é raro se encontrar um portugues nas vossas listas.

    ResponderEliminar
  29. Isto é tudo muito bonito, mas então e a leis da UE?

    Será que os espanhóis precisaram de leis destas para ter uma fantástica aposta na formação?

    ResponderEliminar
  30. Concordo com tudo o que aqui foi dito...espero que se faça alguma coisa e urgentemente contra a falta de portugueses nas equipas...

    ResponderEliminar
  31. se querem mesmo, mesmo, que os planteis portugueses sejam constituidos maioritariamente por portugueses so se tinha de aplicar uma medida:
    - cada clube so pode inscrever 3 extra comunitarios para competir nas competiçoes nacionais.
    assim estancavasse a vinda massiça de sul americanos para os clubes portugueses, que e o principal mercado do nosso futebol

    a esta medida tambem juntava a medida de que a 1ª e 2ª liga tivessem 20 equipas cada, para que os nossos jogadores possam ter mais competiçao e assim evoluir mais

    manchanegra

    ResponderEliminar
  32. O conjunto de medidas é lógico, coerente e necessário, como penso que já tinha comentado num post anteriormente colocado por vocês em que as sugeriram.

    No entanto, ontem estive precisamente a pensar nos jogadores portugueses dos 3 grandes. Pois o que eu acho é que o Porto, a não ser que contrate algum jogador português (o que não acredito) variará o seu contingente entre 4 - Rafa,Sereno,Micael e Varela - e 7 se Moutinho e Rolando não sairem e se Castro ficar. Na lista B da uefa à partida veremos a inscrição de jogadores como tiago ferreira ou tiago maia, para fintar os requisitos da competição.
    No Sporting, a % de jogadores portugueses diminuiu mas mesmo, tal como o Porto antevê-se maior constância na utilização destes - Patrício,Tiago,Carriço,J.Pereira,J.Gonçalves,André Santos,Yannick e Postiga - 8 jogadores no mínimo e no máximo, acrescentando aqui Bruma (em quem já era hora de apostar) e André Martins (o que acho improvável).

    Por fim, o Benfica. No Benfica não serão utilizados jogadores portugueses no onze titular de forma tão regular. Ocasionalmente veremos Amorim, 1 central, N.Coelho,D.Simao, Martins ou Nélson Oliveira. No entanto, o índice de jogadores portugueses no Benfica subiu. O Benfica manterá Mika,M.Vitor,R.Pinto,Amorim, Coelho, Martins, D.Simao,N.Oliveira (8).. indo no máximo aos 9 jogadores se Roderick também ficar. Pessoalmente apostaria em emprestar Roderick e André Almeida, vender ou dispensar Peixoto, deixar Miguel Vítor no plantel, emprestar Fábio Faria e Carole, indo buscar Tiago Pinto para lat esq suplente.
    O que ressalvo aqui é que o Benfica é, à data, o clube que tem maior nº de jogadores nas camadas jovens portuguesas. E parece-me cada vez mais uma realidade ver que o Benfica poderá apostar nos próximos anos em: Mika, Roderick, Miguel Vitor, Ruben Pinto, David Simão, Nélson Oliveira, Sancidino Silva, Miguel Herlein, Bruno Varela, Luís Martins, Ivan Cavaleiro, Diogo Caramelo ou Francisco Júnior, entre outros.

    No Sporting vejo Bruma, talvez Esgaio, Luís Ribeiro, Tobias Figueiredo, Luís Cortez e Iuri Medeiros.
    No Porto, Tiago Maia, Gonçalo Paciência e Tiago Ferreira.

    Assim sendo, apesar de concordar com as novas regras que sugerem, não sinto que o futuro do futebol português esteja hipotecado.

    http://gargantafundablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Uma boa medida para o Futebol Português era proibirem o empréstimo de jogadores estrangeiros que tivessem sido contratados na mesma janela de tranferências.

    É UMA VERGONHA o que o Benfica anda a fazer... a contratar brasileiros de 23!!!!!! anos e empresta-los... é só favores a empresários e afins.

    E já para não falar no camião de jogadores que os dois de Lisboa contrataram que ainda vamos ver quantos é que é para ficar no plantel e quantos é que são para emprestar... E relembrar que são ESTRANGEIROS!

    ResponderEliminar
  34. Invictus, então nenhum português do Sporting tinha lugar no porto campeão 2010/2011? Então o moutinho é o quê? Angolano?

    o Sporting nos ultimos 2 anos apresentou uma equipa mediocre mas há vários jogadores que poderiam discutir um lugar. Não afirmo que seriamtitulares absolutos, porque não se sabe nem se pode especular. Mas tal como o moutinho que foi titular absoluto (possivelmente há 1 ano diria tambem que moutinho quando estava ainda no Sporting, não teria lugar no porto) havia e há, Rui Patricio, Miguel Veloso, mesmo o Carriço e até se calhar o Djaló.
    Não me refiro ao João Pereira porque não foi formado no Sporting, mas acho que mesmo o Djaló e Carriço e até o Salomão iriam conseguir ter um aproveitamento de outro nível no porto, que não foi possivel no Sporting. Basta lembrar o Varela, que no Sporting nunca fez grande coisa e andou de emprestimo em emprestimo. É só doutores da bola...

    ResponderEliminar
  35. concordo com as medidas.
    o meu leixoes este ano conta com 14 jogadores que ja passaram pela formaçao num total de 26 o que e muito bom

    ResponderEliminar
  36. Este post não faz simplesmente nenhum sentido. Cada equipa contrata os melhores jogadores disponíveis para melhorar a equipa se esses jogadores são estrangeiros então se calhar algo se passa é na formação dos clubes portugueses. E alem disso acho que não há uma única equipa que compõe o seu plantel a pensar na selecção, o que importa as equipas e construir uma equipa ganhadora em todas as frentes o resto é conversa.

    ResponderEliminar
  37. É curioso que o Visão de Mercado tenha esta opinião e depois dê destaque à contratação de qualquer perneta sul-americano pelos três "grandes" ignorando completamente a excelente aposta do Vitória de Setúbal em jogadores portugueses.

    É pensar pequenino, à portuguesa.

    ResponderEliminar
  38. Invictus, simples ridiculo tudo aquilo que acabaste de dizer..

    Posso garantir que o Sporting não colocou a formação de parte, muito pelo contrario. O que se está a fazer é contruir uma base de qualidade e suporte para que assim seja mais fácil a integração, evolução e valorização dos jovens da formação. Colocar muitos jovens da formação no plantel desta epoca seria queimá-los!

    O objectivo é que dentro de 3/4 épocas mais de 50% do plantel seja constituido por jogadores da formação!

    Andre G

    ResponderEliminar
  39. Joao Gonçalves

    Ponto prévio: Não sei de que clube és nem me interessa! Mas...

    É muito injusto apontares o dedo somente aos dois de Lisboa, relembro que o Braguinha jogou a final da liga Europa só com 3/4 portugueses, tal com o fcporto. fcporto esse que ainda não vai a muito tempo tinha cerca de 75 jogadores ligados contratualmente, não creio que fossem todos portugueses, e já para não falar do mercado prioritário desse mesmo clube neste momento.
    Eu não estou a dizer que os outros fazem bem em adquirir muitos estrangeiros, apenas acho que essa foi claramente uma crítica fácil e sem nexo! Espero que da próxima vez olhes antes para o teu telhado antes de atirares as pedras!

    ResponderEliminar
  40. Uma solução, e das melhores que há, é a recriação das equipas B!

    Mas já que estamos a falar de jogadores portugueses,ora vejam:

    Beto
    Miguel Lopes
    Sereno
    Rolando
    Rafa
    Castro
    Moutinho
    Micael
    Varela
    Ukra
    Orlando Sá

    Como portista, faço só e apenas a equipa do meu clube.

    Não seria esta equipa capaz de lutar pelo título nacional?

    Cumps

    ResponderEliminar
  41. Isso é tudo muito bonito, querem que os grandes comprem jogadores portugueses, mas os melhores jogadores portugueses não estão cá (nem querem vir), e os bons que estão cá querem sair daqui para fora, e uma vez que é muito raro os 3 grandes fazerem contratações entre si, a unica forma é de comprar jogadores portugueses a clubes mais fracos, e isso conta-se pelos dedos das mãos os que tem lugar, ja nem digo no 11,mas sim no plantel dos 3 grandes.

    A unica maneira mesmo de apostar nos portugueses é os 3 grandes terem mais cuidados na formação, e se é verdade que o sporting é o clube que tem mais portugueses e que fabrica mais jogadores de nivel, também não é menos verdade que de ha uns anos para cá a formação do sporting não tem praticamente existido, pelo menos dando resultados..ha quanto tempo o sporting não ganha um campeonato? ha quanto tempo o sporting não vende um jogador por mais de 15milhões?

    E é aqui que reside a questão, e esta a ver-se este ano, pego no caso do sporting que é o que tem mais sucesso em portugal a criar jogadores, é que o sporting finalmente apercebeu-se que ser um clube formador não chega para ganhar titulos, então este ano estão a apostar forte em estrangeiros
    E agora pergunto..quantos adeptos não preferem o clube campeão com 9 ou 10 estrangeiros no 11 em vez de jogarem com 9 portugueses e todos os anos ficar em 2,3 ou 4 lugar? Quantos adeptos preferem o seu clube ser campeão europeu, vencedor da taça uefa ou mesmo do campeonato em vez de portugal ser campeão europeu ou do mundo?

    Eu falo por mim, apostar em portugueses sim, usar regras para isso não, uma vez que os clubes vão cair em competitividade em relação aos clubes europeus, e acima de tudo para mim da-me mais prazer ver o meu clube ganhar campeonatos e taças europeias do que a selecçao ganhar um camp da europa

    ResponderEliminar
  42. Oh Joao Gonçalves,

    Voçe no seu clube não existe dessas praticas quer ver? Nesse assunto esteja calado , basta falar em Bragas,Setubales,Leixoes,Olhanenses,... sempre com jogadores do Porto!

    Quanto a este assunto, a minha opnião é que a culpa não é tanto dos grandes portugueses pois são clubes com aspirações europeias e que vêm nos ultimos anos as suas estrelas partirem ( como é obvio não ser um junior a ocupar o seu lugar ), o problema para mim esta sim nos clubes medianos e pequenos, que preferem tentar achar uma perola na 4 divisao brasileira, em vez de irem os juniores dos grandes, ou ate dispensados, pois esses jogadores não iram ter retorno ( veja-se o caso de D.Simao, Pizzi no P.ferreira as estrelas saiem sem retorno ), a meu ver esses é que tem de mudar a sua mentalidade, porque por exemplo jogadores como Mario Rui, A.Carvalhas, M.Rosa, constantemente na liga de honra, quando podiam estar a ocupar o lugar de um brasuca, e sem duvida a fazerem melhor trabalho, so que esses jogadores não levaram dinheiro para os cofres desses clubes...

    E Quanto a sugestão da VM para novas regras, acho um bocado arriscado , tendo em conta o que se passou em Italia, apartir do momento em que meteram reestricções nos extrangeiros...

    ResponderEliminar
  43. Embora concorde com o facto de já serem estrangeiros a mais na equipas portuguesas, tenho de discordar quando dizem que a Liga de Clube devia impor regras. Essas regras deviam ser impostas pela FIFA ou pela UEFA, porque se fosse apenas implementadas aqui em Portugal, os clubes portugueses iriam estar em grande desvantagem nas competições europeias. Não se esqueçam que actualmente as melhores equipas portuguesas conseguem ombrear com as melhores europeias, porque tal como essas equipas, Porto, Benfica, Sporting e Braga começaram a apostar forte em contratações de estrangeiros, que maior parte são de melhor qualidade do que os portugueses que temos cá, isto porque os melhores saem lá para fora. Iria ser bom para a selecção, mas os nossos clubes iriam perder competitividade em relação aos estrangeiros.

    ResponderEliminar
  44. Esqueci-me de acabar.. uma óptima solução seria certamente voltar às equipas B, de modo a os jovens poderem jogar e evoluir.

    ResponderEliminar
  45. Boas!

    Só um reparo, ou um pedido de informação! Jogadores como Evaldo e Polga, já seriam considerados portugueses?

    Abraço

    ResponderEliminar
  46. Na minha opinião o regresso das equipas B seria a melhor medida, pois os grandes clubes teriam a possibilidade de ter a sua formação em rotação e com isso observar e melhorar os seus jogadores. pq se formos a ver, os clubes ñ investem na sua formação pelo simples facto de precisarem (é lhes exigido)resultados imediatos e não a longo prazo. por isso preferem ir buscar jogadores já formados ou quase. As equipas B servem como uma dispensa às equipas principais.
    Em relação às medidas lançadas pelo VM acho que são mt duras, e seriam uma hipótese a implementar em ultimo recurso.

    ResponderEliminar
  47. É bastante evidente a falta de aposta em jovens portugueses. Contudo se calhar em Portugal é mais fácil apontar o dedo aos jogadores portugueses quando falham do que aos estrangeiros. Por outro lado, avalia-se os jogadores de forma abusiva, pensa-se que apenas por um jovem atleta português fazer dois ou três jogos bons será o "melhor do mundo". A minha sugestão será fazer como em Espanha,ou seja, as equipas B poderiam competir na liga Orangina e jogadores abaixo dos 23 anos (no caso de serem portugueses ou formados no clube) poderiam intercalar entre jogar na 1ª liga ou numa mais abaixo de modo a ganhar experiência.

    ResponderEliminar
  48. a realidade é que desde o nani não aparece jogador de nível nas formações dos ditos grandes pois o andre santos ainda não é uma certeza nem o miguel vitor nem o castro penso que seria melhor acabar com os estrangeiros nos escalões de formação

    ResponderEliminar
  49. Aristóteles
    As medidas indicadas por vós parecem-me adequadas, mas seriam insuficientes sem um apoio claro da UEFA, restruturação das competições nacionais que incluísse o regresso das equipas B e um escrutínio rigoroso sobre as finanças dos clubes para evitar salários em atraso, moderação no endividamento dos mesmos, no sentido de tornar sustentável as competições profissionais, bem como a sobrevivência de alguns clubes.

    Para além das medidas por vós sugeridas seria interessante que fosse possível aproveitar a Taça da Liga para as equipas B ou alguns juniores jogarem com outra intensidade competitiva e que os clubes que participam nas competições nacionais contribuíssem para um fundo de apoio á formação.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  50. vamos ver, portugueses que têm muito potencial(potencial para ser titular nos 3 grandes) mas que infelizmente não são apostados e propriamente jogam o mesmo que à 4/5 anos atrás:
    GR- Hugo Ventura; LD- Miguel Lopes(este tirava o lugar ao Sâpunaru e ao Fucile, já mostrou a sua qualidade no Rio Ave, mas enfim), MC- Castro, MAD/MAE- Ukra, MAE- Hélder Barbosa(este tem uns pés excelentes, se aos 19 tivessem posto no plantel do Porto era titularissimo agora sem dúvida), MAE- Diogo Viana, AV- Rabiola, PL- Orlando Sá, MAD/MAE- Bruno Gama, DC/DE- Fábio Faria, DC/DD- Miguel Vitor, MOC- Miguel Rosa, MOC- David Simão, GR- Ricardo Baptista, LD- João Gonçalves(parece que vai ficar no plantel, mas era melhor se tivesse sido mais cedo apostado), LD/MD/MAD- Pereirinha(apostaram nele, mas mal s:), MC- Adrien, AV- Rui Fonte
    estes são jogadores que se tivessem sido apostado desde os 19 como é o James Rodríguez por exemplo (mas bem apostados, não por um jogo a titular e tirar 5, apostados como fizeram com o James, pondo-los aos poucos), 60/70% eram titulares nos 3 grandes.

    ah, e dou estes 3 casos de jogadores que sairam para fora e estão a mostrar o seu potencial(mas já tá atrasado):
    MC/Médio interior- Paulo Machado
    MAD/MAE- Vieirinha
    DC- Jorge Teixeira

    ResponderEliminar
  51. e agora deixo aqui miudos que podem vir a estagnar senão lhes dão as melhores condições, ou então o campeonato português vai ficar equilibradissimo com estes craques a evoluirem:
    MAD/MAE- Wilson Eduardo
    AV/MAD/MAE- Caetano
    MC- André Martins, Sana
    LD- Cédric Soares
    DC- Aníbal Capela, Roderick Miranda e Nuno Reis
    MDC- Sérgio Oliveira(este senão atina, irá ser um fracasso), Diogo Amado
    PL- Nélson Oliveira
    PL- Amido Baldé
    GR- Mika(este vejo nele um dos redes com mais potencial no mundo, e sou Sportinguista não Benfiquista)
    MOC- Rúben Brígido
    MOC- Rúben Pinto
    MC- Júlio Alves


    MC- Renato Neto(não é português mas têm potencial)
    MC- William Carvalho(mesmo caso de Neto)
    AV- Abel Camará
    MAD/MAE- Pizzi

    etc etc ; veremos o que darão estas promessas portuguesas no futuro .

    outros jogadores que podem/podiam ser melhores:
    MDC- Nuno Coelho
    LE- Emídio Rafael (estes 2 tão no plantel de 2 dos 3 grandes, mas deviam era ter sido apostados no seu clube de formação anteriormente)
    MAD- Daniel Candeias (devia ser apostado antes, tinha muito potencial mesmo)
    LE- Tiago Pinto
    PL- Yazalde


    Mais jogadores portugueses que estagnaram:
    MAE- Diogo Valente(muito potencial era titular no Boavista e tudo, mas vê-se por onde anda)
    LE- André Marques(outro lateral com potencial)
    GR- Mário Felgueiras

    etc etc

    ResponderEliminar
  52. que importa essas regras!? pra mim ate deviam ser so 3 extra comunitários e um máximo de 7 estrangeiros no plantel!!! mas qualquer regra que tente impedir o ingresso de jogadores estrangeiros no pais nao é eficaz!! porque qualquer jogador Português prefere ir jogar para um clube desconhecido desta Europa do que jogar num clube português...ate porque qualquer clube razoavel desta europa oferece muito mais regalias do que qualquer clube portugues... ou seja os clubes vêem-se forçados a comprar onde o mercado e mais fraco financeiramente ou seja sul americanos neste caso..a selecção portuguesa vai passar a ser uma equipa de naturalizados!!

    há uma coisa também interessante a falta de vontade dos jovens portugueses em praticar desporto é cada vez mais notória!!

    So mais uma questao :

    È uma autentica vergonha chamar a jornais como a "abola" , "record" ou "ojogo" jornais desportivos!! chamem lhe sim jornais futebolísticos pois nao passam disso mesmo!!! como é possivel depois de ontem a grande vitoria do Rui Costa numa etapa do Tour de franca darem a capa de jornal a vitoria de um qualquer clube que seja num jogo de pre-epoca!! o desporto é muito mais que futebol!! e todos os outros desportos trazem muito mais gloria ao pais do que o futebol!!! e esses desportos sao na sua maioria disputados por desportistas PORTUGUESES !!!

    saudaçoes leoninas!!!

    ResponderEliminar
  53. O QUARESMA entao o moutinho na epoca 2010/11 era do sporting?acorda pah..
    continuo a dzier q ñ existia lugar para nenhum jogador portugues do plantel d sporting no 11 titular do porto..nem no sporting eles sao certos no 11 titular quanto mais n porto..
    r.patricio;d.carriço;j.pereira;h.postiga;a.santos;djalo ñ tiram actualmente o lugar a jogadores cm helton;fucile ou sapunaru;rolando-otamendi,falcao;guarin-moutinho;james-varela...
    Eu ñ sou contra a formaçao bem pelo contrario sou a favor mas de uma forma natural..joga quem é o melhor..prefiro ver moutinho ou guarin a p.machado..assim cm james ou varela a vieirinha..
    Em relaçao a formaçao quem despediça é o sporting e mto mais q o porto..vejamos os casos recentes de beto;j.moutinho;varela;quaresma q foram mal aproveitados n sporting e neste momento sao todos internacionais..no caso de quaresma foi vendido mto jovem..e depois aproveitado pelo porto..

    ass: invictus

    ResponderEliminar
  54. De destacar q kadú;david;tiago ferreira;christian atsu sao jogadores q vieram dos juniores..castro é da formaçao , e estao tds no estagio do porto na alemanha...logo ñ se pode falar num mau aproveitamento da formaçao..
    vendemos r.carvalho da formaçao por 30milhoes ao chelsea e ñ 10m pelo moutinho ao porto..vendemos mais caro quaresma ao inter do q o sporting vendeu ao barça..aproveitamos melhor o varela no porto do q n sporting..isto sim é saber aproveitar a formaçao do porto e a do sporting loooll


    ass:invictus

    ResponderEliminar
  55. ñ estou cm isto a falar mal da formaçao do sporting o porto tem a melhor formaçao de centrais o sporting de extremos no conjunto saiem ate mais jogadores da formaçao d sporting do q d porto a nivel de sucesso e quantidade,embora esse sucesso seja conquistado em clubes rivais ou estrangeiros..


    ass: invictus

    ResponderEliminar
  56. Pessoal do Visao de Mercado tenho fortes informaçoes que o Sporting esta interessado em Bendtner... e o caso do jornal "The Sun" http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/sport/football/3687300/Nicklas-Bendtner-and-Manuel-Almunia-heading-for-the-Arsenal-exit-door.html e ate o MirrorFootbal fala desse interesse http://www.mirrorfootball.co.uk/transfer-news/Arsenal-striker-Nicklas-Bendtner-misses-out-on-Asia-tour-to-sort-out-future-with-Sporting-Lisbon-or-Borussia-Dortmund-article763730.html ;) sao noticias bem recentes com poucas horas ou minutos

    ResponderEliminar
  57. Primeiro, duvido que se possam limitar os comunitários... e aqui entram os sul-americanos com passaporte comunitário, que têm os mesmos direitos de trabalho dos europeus... e como cada argentino tem pelo menos 5 avós europeus...

    Segundo, é cada vez mais complicado ter portugueses. Vejamos, cada tuga formado por cá, ao fim de um ano, quer sair... nem falando nos que fazem parte da formação lá fora. Ou seja, os clubes portugueses ficariam limitados a formar, formar e formar...

    Terceiro, (opinião minha) o sucesso da Selecção não tem tanto a ver com a "formação", mas sim com o facto dos jogadores terem emigrado. A Selecção nunca seria o que foi (é) se Figos, Nanis e Cia tivessem por cá ficado... sim, sei, o FCP foi parte da equipa de 2004, e ganhou a LC, mas isso acontece de quando em vez... e logo a seguir foi "sangrada"... quanto tempo demoraria a construir nova equipa vencedora baseando-se na formação??

    Como dito acima, isto passa por regras da UEFA, ao nível de massa salarial, nº máximo de jogadores, nº máximo de transferências, etc...

    PS: sff, tirem as imagens de lado, tapam o texto...

    ResponderEliminar
  58. José Rodrigues11/07/2011, 12:22:00

    Penso que a ideia dos internacionais pelos seus países não seja o grande ideia. Pois existem muitos bons valores que não internacionais.

    As equipas B e numero minimo de portuguses no plantel são o modelo a seguir pelo menos numa fase inicial.

    ResponderEliminar
  59. Antes do mais queria congratular o Visão de Mercado pelos seus excelentes "furos" jornalísticos e por não terem medo de dar a sua opinião sobre os assuntos do desporto. Penso é que é desnecessário a constante promoções nos próprios post sobre a vossa qualidade. Em relação a questão, eu teria varias propostas a apresentar a Liga/Federação, que visam melhorar a selecção e os clubes portugueses:
    1 - Alterar o formato dos campeonatos, sendo a 1ª Liga de 12 clubes, com uma 2º voltas entre todos e mais duas voltas 6 a 6 - isto iria levar a mais jogos equilibrados e com potencial de encher estádio (pelo menos para quem ficar nos 6 primeiros)
    2 - Tornar a Liga Vitalis em semi-profissional
    3 - Dividir a Liga Vitalis por zonas do pais (diminui os custos de deslocação) e aumentar o numero de equipas (talvez cada zona com o formato igual a 1ª Liga?)
    4 - Negociar os direitos televisivos em conjunto
    5 - Todos os clubes da 1ª Liga deveriam obedecer as regras de inscrição de jogadores nacionais iguais a UEFA (isto iria levar a um aumento da inscrição do jogador nacional com um corte mínimo na competitividade), sendo que enquanto esta não definir regras para titulares estas também não deveriam existir em Portugal (ser titular deve vir do valor e não da nacionalidade, alem de que se existir grande numero de formados em Portugal no plantel iram acabar por jogar)
    6 - Nas ligas inferiores ir aumentando o numero de jogadores necessários (aqui não sei qual seria o melhor valor, mas um aumento significativo, pois em ligas semi-profissionais ou amadoras não faz sentido estar a comprar estrangeiros!!)
    7 - Equipas B já!! e com possibilidade de acesso a Liga Vitalis
    8 - Profissionalizar os árbitros
    9 - Reformular a distribuição dos acessos as competições europeias, distribuindo-os da seguinte forma: 1 - 1ºdo campeonato; 2 - Vencedor da taça de Portugal; 3 - Vencedor da taça da Liga; 4 - 2º Classificado no campeonato; 5 - Finalista Vencido da Taça de Portugal; 6 - Finalista Vencido da taça da Liga; 7 e seguintes - 3 e mais classificados no campeonato. Se clubes se repetirem é só seguir a ordem de atribuição (ex: Clube vence tudo, a 2ª melhor vaga europeia vai para o 2º classificado do campeonato) Esta medida iria dar mais interesse as duas taças e fomentar espírito competitivo
    10 - Reformular a Taça de Portugal. Se é a festa dos mais pequenos, então será sempre jogada no estádio do clube com pior classificação da época anterior. Para aumentar o interesse na fase final da prova, todos os sorteios deveriam ser realizados com pelo menos dois potes (a metade de clubes mais bem classificados da época anterior num e os outros no outro) e jogar sempre um de um pote contra outro. Isto evita jogos do grandes na fase inicial e aumenta a probabilidade de um clube grande ir jogar ao estádios de clubes mais pequenos.
    11 - Reformular a taça da Liga. Sendo um competição diferente da taça de Portugal, esta não teria sorteio. Seria totalmente definida pela classificação da época anterior, e só a eliminatórias, mas sempre a duas mãos. Contaria com os 64 clubes mais bem classificados de todos os campeonatos anteriores e seria uma parelha do tipo, campeão Português contra o pior classificado de todos, e assim por adiante... Isto iria levar a 12 jogos (6 eliminatórias), onde os grandes começam por jogar jogos a duas mãos com clubes fracos (um pequeno desperdício, mas necessário devido aos clubes do meio serem mais equilibrados) e vai aumentando o nível de dificuldade dos jogos gradualmente.
    12 - Reformular as camadas jovens dos clubes. Será possível implementar um sistema parecido ao americano, com o desporto universitário a ser extremamente importante na formação?

    ResponderEliminar
  60. continuação



    Estas medidas, tomadas todas em conjunto, poderiam sem duvida levar a uma melhoria do futebol português.
    Como adepto apaixonado tenho sempre imensas ideias para aplicar, sendo que de momento só me recordo destas (a outra importante é a um nível muito superior, que é a introdução da tecnologia pela via de um arbitro a ver o jogo pela televisão). Espero que o VM comente estas minhas ideias e dou até uma ideia mais geral:
    Porque não elaborar um documento mais oficial para entregar, com algum alarido na comunicação social, a Liga e a Federação, com propostas e a explicação dos benefícios das mesmas? Quem sabe essa pressão levaria esses senhores a agirem e a mudarem algo, e sem duvida seria boa publicidade para este blogue.

    Cumprimentos
    Diogo Santos

    ResponderEliminar
  61. Boas VM! todos os dias venho aqui, mais do que uma vez por dia! aprecio mt o vosso trabalho já há bastante tempo..
    mas como em tudo na vida, nao posso convergir sempre com o vosso ponto de Vista, e em relação a este ponto o melhor exemplo é sem dúvida nenhuma uma equipa que o VM diz nao gostar!!!!!! é controverso nao apreciarem o barça, pois é sem dúvida nenhuma a equipa que mudou o futebol nestes últimos anos.. Hoje vai entrar em campo com 9, repito 9 jogadores da formação!! e é a equipa que apresenta os resultados que apresenta com princípios bem definidos do jogo, uma mentalidade ganhadora, e com jogadores que ganharam tudo mais que uma vez, e continuam com essa mentalidade e humildade para continuar nesse rumo!
    este é dos poucos pontos em que temos uma opiniao declaradamente contrária, mas haveria uma lista infindável de outras opinioes em que estamos e continuaremos a estar de acordo ;)
    Continuação do excelente trabalho realizado!! cumprimentos
    André Machado

    ResponderEliminar
  62. Qual é o problema? Não houve vários jogadores portugueses em todos os jogos da Champions? Ao que parece os jogadores portugueses continuam a ser formados e têm qualidade suficiente para entrar em equipas da Champions. Que eu saiba o mercado da UE é único, qualquer cidadão europeu tem de ser tratado igual. Isto é um questão de nacionalismo à antiga, e apenas isto. Adaptem-se aos tempos. Ninguém é mais do que ninguém por ter nascido num determinado sítio.

    ResponderEliminar
  63. As medidas apresentadas são excelentes, mas penso que não se focou o ponto principal que é o seguinte: os jogadores portugueses num patamar acima da média abandonam muito precocemente os clubes da sua formação, portanto há, sim, que criar condições p'ra que estes se mantenham muito tempo no clube de forma também a melhorar a qualidade do nosso campeonato.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter