Melhor 11 da Década!

Com o final da 1ª década do novo século, é altura para o Visão de Mercado fazer um breve balanço no que respeita ao futebol. Esta análise prolonga-se da temporada 2000-2001 até 2009-2010. Depois de definidos os melhores jogadores, treinadores e equipas, o Visão de Mercado elegeu aquele que foi na nossa opinião o melhor 11 da última década. Com um meio campo ofensivo é certo, mas Xavi começou a carreira a médio defensivo e como tal a equipa está equilibrada e respeita as posições.  

GR - Gianluigi Buffon (ITA) - Uma década praticamente passada na Juventus, com bastantes títulos individuais e colectivos. Foi eleito o melhor guarda-redes da Serie A por 7 vezes (em 9 temporadas, pois jogou uma vez na Serie B), melhor guarda-redes da Liga dos Campeões 2002-03 e ainda fez parte da Dream Team do Mundial 2006. Teve um papel decisivo na conquista do Campeonato do Mundo de 2006. 

DD - Liliam Thuram (FRA) - O defesa francês viveu o seu grande momento como futebolista na Meia-Final do Mundial 1998 frente à Croácia, contudo, ainda fez temporadas de um nível bastante elevado na década passada (em especial no Mundial 2006). Um poço de força e de dedicação praticamente inigualáveis na actualidade. 
DC - Alessandro Nesta (ITA) - Várias vezes nomeado como o melhor defesa da Serie A, Nesta fez uma primeira metade da década de grande classe, sendo muitas vezes referenciado como o melhor central do Mundo. Conquistou duas Ligas dos Campeões, uma Serie A e um Campeonato do Mundo, momento em que se lesionou com gravidade e nunca mais voltou ao nível dos anos anteriores. 
DC - Fabio Cannavaro (ITA) - O pequeno central passou por Parma, Inter, Juventus e Real Madrid, numa década recheada de êxitos colectivos e individuais. Conquistou duas Ligas Espanholas e brilhou ao mais alto nível na selecção italiana. Venceu o Mundial 2006, foi eleito o 2º melhor jogador da competição, mas no final do ano recebeu a Bola de Ouro da France Football e o Prémio da FIFA de Melhor Jogador do Ano (1ª vez atribuído a um defesa). 
DE - Roberto Carlos (BRA) - O lateral brasileiro tem como imagem de marca o seu forte e letal pontapé, contudo, a sua velocidade também dele um dos melhores jogadores da década. Bastante forte a defender e exímio nas saídas para o ataque, o "baixinho" deixou uma marca vincada no futebol mundial. De entre várias Ligas dos Campeões e Campeonatos Espanhóis, destaca-se o título de Campeão do Mundo em 2002. 

MC - Xavi (ESP) - O genial maestro do Barcelona e da Selecção Espanhola teve uma década sempre em crescendo, ajudando à consolidação dos conjuntos que representa como principais executantes do futebol espectáculo. Conquistou inúmeros troféus colectivos, mas faltou-lhe a consagração como Melhor Jogador do Mundo. 
MC- Zidane (FRA) - Zizou foi eleito pelo Visão de Mercado como o futebolista da década e pouco mais há a acrescentar a esse facto. Os títulos colectivos e individuais, só complementam o fantástico futebol que o francês praticava. 
MC - Ronaldinho Gaúcho (BRA) - Sucedeu a Zidane como o Melhor Jogador do Mundo para a FIFA e também para o público em geral. Durante os seus melhores tempos de Barcelona foi um jogador imparável, ajudando o clube catalão a regressar ao topo do futebol espanhol, após 5 anos de ausência e a conquistar a Liga dos Campeões, após 14 anos. 

AV - Lionel Messi (ARG) - Estreou-se no Barcelona num amigável no Dragão (2003), mas só em 2006 é que começou a explodir pelos "blaugrana". A partir daí tornou-se na máquina infernal que todos conhecemos, com muitos dribles, assistências e, principalmente, golos. Falta apenas a coroação ao serviço da Argentina, algo que ainda vai a tempo, pois Messi tem apenas 23 anos. 
AV - Ronaldo (BRA) - Uma década de altos e baixos, mas com muitos golos e títulos para a sua conta pessoal. Foi importante na conquistas do Real Madrid e do Brasil e foi o melhor marcador do Mundial 2002 (Campeão do Mundo). Ganhou muitos troféus individuais e vai permanecer como o melhor marcador em campeonatos do mundo por muitos mais anos. 
AV - Cristiano Ronaldo (POR) - O internacional português despontou em 2002 ao serviço do Sporting e rapidamente chegou a um dos melhores clubes do Mundo, o Manchester United. Cresceu em Inglaterra e tornou-se, indiscutivelmente, num dos melhores jogador do Mundo da actualidade. Desde 2006 começou a marcar golos a uma média impressionante, faltando-lhe conquistar títulos importantes pelo Real Madrid, para se colocar num nível "estratosférico". 

PS - Jogadores como Figo, Henry, Vieira, Maldini, Cafu e Gerrard poderiam ter tido igualmente a nossa nomeação, mas só cabem 11 e este é e foi na nossa perspectiva o melhor 11. 

Qual foi na vossa opinião o melhor 11 da última década? E porquê? Equipas com centrais a laterais esquerdos como fez a FIFA, ou com 5 avançados não nos parece coerente, como tal, pedimos algum equilíbrio nos 11 escolhidos.

Etiquetas: