Bento Valente abre o livro sobre os casos polémicos da Academia do Sporting


Bento Valente (BV), antigo braço direito de Aurélio Pereira no departamento de futebol juvenil do Sporting, concedeu uma entrevista ao Academia de Talentos, onde fala sobre os 14 anos de ligação com os leões, da espionagem do Benfica, das divergências com o rumo que a formação leonina estava a seguir e de altas figuras da formação do clube.

BV, actual olheiro do Manchester City na Península Ibérica, era coordenador e técnico de recrutamento da área 2 (Portugal, com excepção do distrito de Lisboa e Setúbal), tendo chegado ao Sporting no final do ano de 1996. Com o apoio de Aurélio Pereira, reformulou e organizou o departamento de “scouting” do clube, tornando-o num excelente exemplo a nível europeu. No entanto, nos últimos tempos BV observou que as coisas não estavam a correr da melhor forma e abandonou o clube no dia 1 de Julho.

Aqui ficam alguns trechos da entrevista à Academia de Talentos (ver aqui na totalidade)

Sobre a polémica contratação do principal elemento da formação do Benfica, Bruno Maruta e saída do mesmo, para o clube da Luz, Bento Valente afirmou: “Eu fui sempre contra a sua contratação, até porque já tinha algumas situações menos positivas em relação a ele, porque estando em clubes completamente opostos como é o caso do Sporting e do Benfica há sempre atritos no meio disto tudo (…) A vinda do Bruno Maruta para o Sporting veio confirmar todas as minhas suspeitas, ele não veio trazer nada de novo ao Sporting e, pelo contrário, veio causar uma grande instabilidade dentro do clube a todos os níveis, pois o departamento de recrutamento ficou logo dividido (criou-se a área 1 e 2 e até aí o departamento era só um) e a partir daí os atritos começaram, num departamento que até então tinha um grande sucesso.” Bento Valente afirmou mesmo que foi Luís Filipe Vieira quem teve a ideia de colocar Maruta no Sporting e depois ir lá buscá-lo.

Outro caso de espionagem referido por BV é o facto de João Ferreira (responsável pelas observações dos pré-escolas do Sporting) ser casado com a filha de Armando Carneiro, precisamente o coordenador da formação do Benfica, gerando um conflito de interesses evidente.

BV mostra-se completamente desiludido com Aurélio Pereira: “Criou-me expectativas durante muitos anos, fez-me acreditar no trabalho que estávamos a desempenhar e, depois, de um momento para o outro, tudo mudou. Despediu-se de mim por SMS, não teve coragem de fazer um telefonema. Na reunião em que pedi a demissão, não disse uma única palavra e apenas fez figura de corpo presente...”

BV refere mesmo que Aurélio Pereira terá já pouca influência nas decisões do departamento de formação, referindo até que existe um mito em relação ao principal homem do gabinete de prospecção e formação leonina: “Quando se fala de descoberta de jogadores, fala-se do sr. Aurélio Pereira; fala-se do Cristiano Ronaldo: sr. Aurélio Pereira; fala-se do Paulo Futre: sr. Aurélio Pereira; fala-se do Ricardo Quaresma: sr. Aurélio Pereira. Na verdade, o sr. Aurélio Pereira é o coordenador de um departamento que descobriu esses jogadores. Eu em catorze anos em que estive no Sporting, recordo-me de um ou dois jogadores, que até não tiveram grande influência, que foram descobertos pelo sr. Aurélio Pereira. De resto, dos jogadores dos quais estivemos a falar, nenhum foi descoberto pelo sr. Aurélio Pereira.”

Sobre J. E. Bettencourt, BV referiu que o Presidente leonino não fez nada em prol da formação e, quando questionado se o Sporting ainda é a melhor escola de formação em Portugal, BV afirmou que “isso é um mito”. “O Sporting, do meu ponto de vista, considera-se a melhor escola, que tudo o que faz é bem feito, mas os outros clubes estão a organizar-se, estão a ter bons técnicos, boas infra-estruturas, boa qualidade organizacional e esse factor do Sporting ser a melhor escola, eu considero, neste momento, um mito.” (…) “porque vejo o Benfica e o FC Porto a modernizar-se e o Sporting encostado à sombra da bananeira, a pensar que são os melhores na formação, que têm essa imagem e vão continuar.

Sobre a alienação de jovens jogadores pela SAD leonina para um fundo de jogadores estrangeiros, BV foi peremptório: “Já foram! Sinto-me mal como deve compreender, isto é estar a hipotecar o futuro do Sporting.” (...) “O que eu sinto e o que eu vejo é que andamos anos a formar jogadores de grande qualidade e depois acabam por sair por uma ninharia. Vejo casos como os do Quaresma que saiem do Sporting depois regressam para o FC Porto que depois o vende pelo triplo que o Sporting vendeu, ou seja o clube que não o formou foi quem lucrou com ele, desportiva e financeiramente. É uma situação que na minha opinião é extremamente negativa para o clube mas que também reflecte as dificuldades financeiras que estamos a atravessar.”

Terá a Academia de Alcochete o futuro hipotecado? Será o Sporting ultrapassado pelos seus rivais em matéria de prospecção e formação? A política para o futebol de formação irá mudar? O que é que os adeptos leoninos têm a dizer sobre esta temática? O 11 titular da selecção onde apenas Nani e Ronaldo são das escolas dos leões dão razão a Bento Valente ao dizer que o Sporting é a melhor escola de formação é um mito?

Etiquetas: