Benfica - Coentrão renova até 2016 e Jesus dá entrevista à UEFA

Fábio Coentrão - O Benfica comunicou à CMVM que prolongou o vínculo com o esquerdino por mais uma temporada, ou seja até 30 de junho de 2016, sendo que a cláusula de rescisão continua a ser de 30 milhões. A ascensão de Coentrão muito se deve ao excelente Mundial que efectuou, antes do mesmo era ainda olhado com alguma desconfiança por parte dos amantes do futebol em geral e dos próprios adeptos encarnados, aliás antes da convocatória final para a África do Sul o seu nome não era de todo unânime. Talvez essa mesma projecção que Queiroz lhe proporcionou tenha sido a principal razão para que Vieira sempre tivesse dado o seu apoio ao professor, pois no futebol actual por muito que os jogadores efectuem boas exibições pelos seus clubes, a nível de mercado e cotação do mesmo uma boa prestação na selecção é que faz realmente disparar o valor dos jogadores, veja-se o caso de Meireles e Bruno Alves que depois de uma época miserável no seu clube devido às exibições na selecção acabaram por sair por preços exorbitantes. O jovem esquerdino além de ser um exemplo no mercado de transferências e a maneira como o mesmo funciona, acaba por ser um exemplo para as dezenas de jogadores portugueses que estiveram na sua situação, isto é, depois de um empréstimo ao Nacional, um empréstimo ao Zaragoza (onde foi corrido por motivos disciplinares) e um empréstimo ao Rio Ave poderia ter acontecido a Coentrão o mesmo que a muitos jovens talentosos que são sucessivamente emprestados, ou seja, desistir e perder a confiança que um dia poderão se afirmar, pois muitos são os casos de jovens jogadores que saem dos juniores e só pelo facto de não ficarem no plantel sénior de imediato acabam por se desmotivar e se passado uma época não regressarem à casa-mãe perdem a motivação por completo. Mas por força de Jesus ou Vieira (segundo o CM foi o presidente encarnado que não permitiu que Jesus emprestasse Coentrão mais uma época) a verdade é que Coentrão se conseguiu afirmar no Benfica, na selecção e ganhar uma visibilidade enorme a nível internacional.

Jorge Jesus - Em entrevista ao site da UEFA, o treinador dos "encarnados" abordou vários assuntos, entre os quais admitiu que o Benfica não está tão forte como na época passada e que a equipa ainda sente a falta de Di María e Ramires. Comentando o arranque difícil na Liga, com três derrotas nas quatro primeiras jornadas, Jesus reconhece o peso das saídas de alguns jogadores. «O Di María e o Ramires são grandes jogadores é por isso que o Real Madrid e o Chelsea os contrataram e não é fácil encontrar jogadores desse nível. Ainda sentimos um pouco a falta deles, porque os jogadores que chegaram esta época ainda estão a adaptar-se e não estamos tão fortes como na época passada. Mas vamos estar fortes e conseguir jogar como no ano passado: futebol de grande personalidade e grande qualidade. Na minha opinião, no ano passado houve duas grandes equipas na Europa: o Barcelona e o Benfica.» No que diz respeito à Liga dos Campeões, o técnico dos encarnados voltou a salientar que o Benfica tem grandes aspirações na competição. Por último, abordou a época transacta, onde abordou a derrota contra o Liverpool e a conquista do título. «No ano passado tivemos uma boa participação e podíamos ter ido mais longe, mas havia outros alvos mais importantes: sermos campeões nacionais», explica: «Foi uma emoção muito grande, porque o Benfica não era campeão há cinco anos e em 19 anos tinha ganho apenas outro título, em 1994. Este campeonato gerou uma onde de identidade e paixão entre os nossos adeptos. Foi um factor importante para eles voltarem a ter amor pela equipa. Em Portugal o Benfica não é só um clube, é quase uma religião.» 

Será que Coentrão na posição de extremo esquerdo vai conseguir ganhar a mesma dimensão que ganhou a lateral esquerdo? Pois apesar de ser a sua posição de origem e do bom jogo contra o Sporting e desde o golo que marcou frente ao Marítimo (até aí estava a passar ao lado do jogo), parece não conseguir imprimir a mesma capacidade para provocar desequilíbrios. Conseguirá o Benfica resistir ao assédio de outros clubes nos próximos defesos? E no que diz respeito a Jesus, o facto de ainda continuar a falar de Di Maria e Ramires irá dar confiança a jogadores que se querem afirmar como Salvio e Gaitán, ou poderá ter o efeito contrário?

Etiquetas: